Representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) estiveram em Curitiba, nesta quarta-feira, para uma reunião com integrantes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) na qual foi discutida o andamento do “Estudo das práticas regulatórias, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná”, que está sendo desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná, por meio do ITTI.

 

No encontro foram apresentados os dados já coletados pela equipe da UFPR/ITTI para o trabalho que está sendo desenvolvido a partir de três eixos– Mercado, Infraestrutura e Regulatório – que visam elaborar diagnósticos e análises atualizadas sobre a Hidrovia Paraguai-Paraná.

No eixo Infraestrutura, um dos resultados apresentados foi o banco de dados geográficos que possibilitou a realização de mapas georreferenciados, permitem a visualização unificada das redes de transportes de todos os países signatários do Acordo (Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai). “Com as informações já levantadas pelos profissionais é possível identificar o potencial econômico da hidrovia, principalmente quando se trata da economia no custo do transporte”, afirma o membro do projeto, o professor Edu José Franco.

foto antaqcuritibaO superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Rogério Abreu Menescal, destacou que o Estudo é de grande importância todos os países que fazem parte do Acordo e não apenas para o Brasil. “O Estudo está na fase de diagnósticos e vamos contribuir com a Universidade no que for preciso”, afirmou.  O superintendente estava acompanhado do gerente de Desenvolvimento e Estudos da Antaq, José Renato Ribas Fialho.

No dia 15 de outubro, todo o trabalho que está sendo desenvolvido pela UFPR/ITTI em cooperação com a Antaq foi exposto no Seminário Internacional de Portos, Vias Navegáveis, Transporte Multimodal e Comércio Exterior, que reuniu autoridades do setor em Buenos Aires.

Entenda o Estudo

A Hidrovia é uma importante via de integração do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), começando no Centro-Oeste brasileiro seguindo no sentido norte-sul até desaguar no Oceano Atlântico. O Estudo que compreende o trecho da Hidrovia desde as nascentes do Rio Paraguai (Brasil) até Nueva Palmira (Uruguai) é dividido em três eixos:

Eixo Mercado
No eixo mercado é elaborado um diagnóstico e análises atuais da Hidrovia Paraguai – Paraná, quanto à situação das embarcações, fluxo de produtos, empresas de navegação que atuam na Hidrovia e o levantamento de estaleiros que operam na manutenção de embarcações.

Eixo Infraestrutura
Neste eixo é necessário realizar o levantamento das condições gerais de navegação da Hidrovia, identificação de local de portos e terminais em todos os países signatários, principais vias de ligação rodoviárias e ferroviárias, além do levantamento das principais obras de infraestrutura viária planejadas.

Eixo Regulatório
Compete identificar as diferenças regulatórias entre os países envolvidos no Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná e apontar as vantagens competitivas entre os membros.

 Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |   
 [email protected]