Os estudos realizados pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura na Hidrovia Paraguai-Paraná foram apresentados na Oficina Técnica do Programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Paraná, realizada nesta terça-feira (16/04) na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.

O evento reuniu representantes do Governo Estadual, como Portos do Paraná, Ferroeste, DER e também do Sebrae, da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, da Federação das Indústrias do Paraná do grupo G7 composto pela Fecomércio, Federação da Agricultura, Faciap, das Empresas de Transporte de Cargas (Fetranspar) e das Cooperativas (Fecoopar) e da Associação Comercial do Paraná.

O Programa de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Paraná tem como objetivo debater com a sociedade propostas que irão compor um Plano Estratégico para o Estado, com horizontes de 2022, 2030 e 2040, e baseado no planejamento técnico-participativo, considerando recortes territoriais, cadeias produtivas regionais e estaduais e os eixos estruturantes: inovação, infraestrutura e logística, energia e comunicações.

Na Oficina Técnica do Programa foram apresentados os planos de investimentos para os diversos setores de infraestrutura e logística, rodovias, portos marítimos, aeroportos e também para o setor ferroviário. Já os estudos do modal hidroviário serviram para mostrar ao grupo uma nova alternativa de transporte para o Estado do Paraná.

“Os resultados comprovam que se houverem os investimentos necessários, a hidrovia Paraguai – Paraná pode ser uma alternativa viável de transportes de cargas para o Estado do Paraná”, explicou o prof. dr. da UFPR e coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton.

A Hidrovia do Paraguai-Paraná tem extensão de mais de 4 mil quilômetros e abrange cinco países da América do Sul, partindo do centro-oeste brasileiro e passa por Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, seguindo no sentido norte-sul até desaguar no Oceano Atlântico, sendo uma importante via de integração do Mercosul.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná desenvolveu por meio de um Termo de Cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental da Hidrovia do Rio Paraguai.

Também por meio de um Termo de Cooperação com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o ITTI realizou o Estudo da Prática Regulatória, Vantagens Competitivas e Oferta e Demanda de Carga entre os Países Signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai-Paraná.