Cristhyano Cavali da Luz, engenheiro civil do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), apresentou essa semana sua dissertação de mestrado que trata do método de aquisição de dados por meio de fotografias aéreas obtidas com a tecnologia “não tripulada”. Os dados utilizados foram subsidiados pelos estudos de regularização de pendências ambientas da BR-135/BA/MG, que estão sendo elaborados pela UFPR/ITTI.

 

28.01

 

Mestre em Ciências Geodésicas, com ênfase em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, Luz apresentou o trabalho “Avaliação da Exatidão Absoluta de Ortofotos Obtidas com Dados Brutos Oriundos de VANT”.

O engenheiro explica que a pesquisa apresenta uma nova metodologia de aquisição de imagens aéreas, possibilitando a avaliação quanto a planimetria e altimetria dos produtos obtidos. Dividido em duas etapas, o processamento dos dados consistiu em utilizar informações provenientes das fotografias aéreas, bem com os pontos de apoio obtidos por levantamento GPS.

Neste estudo, o VANT sobrevoou uma extensão de 400 hectares na região incidida sobre rochas calcárias e cavidades naturais (cavernas), associadas ao relevo cárstico.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]