O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai foi tema de um seminário realizado na última quinta-feira (18), em Brasília, que reuniu cerca de 30 pessoas entre representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da Universidade Federal do Paraná/Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), responsável pela elaboração do Estudo.

Foram apresentados todos os aspectos envolvidos no Estudo. Um pesquisador de cada área expôs os levantamentos realizados pela equipe e os resultados obtidos em quase 24 meses de trabalho.
O coordenador geral do EVTEA, Eduardo Ratton, foi responsável pela apresentação geral dos estudos e pela exposição do Diagnóstico Ambiental. O restante do seminário foi dividido da seguinte forma:
EVTEA apresenta

• Levantamento de campo – Gustavo Tomas – Engenheiro Civil e Mestre em Recursos de Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA/UFPR)
• Modelagem Hidrodinâmica – Prof. Dr. Tobias Bleninger
• Estudos Hidráulicos, Hidrodinâmicos, de Balizamento e Sinalização – Philipe Ratton – Engenheiro Civil e Mestre em Recursos de Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA/UFPR)
• Estudos Econômicos – Flávia Waydzik – Engenheira Civil
• Viabilidade Econômica – Prof. Dr. José Geraldo Maderna
• Custos – Prof. Ms. Edu Franco
• Aspectos Jurídicos – Ruy Zibetti – Advogado

As apresentações foram acompanhas por técnicos de diversas especialidades da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ) e da Diretoria de Planejamento e Pesquisa (DPP) da Autarquia, que puderam fazer observações e esclarecer dúvidas sobre as informações fornecidas pela equipe da UFPR/ITTI.
A principal conclusão apresentada pelo Projeto foi quanto à viabilidade técnica, econômica e ambiental dos serviços de dragagem necessárias para a operação de transportes de cargas na Hidrovia em qualquer época do ano.

Segundo Ratton, a partir das considerações realizadas pelo DNIT serão feitas pequenas complementações ou supressões nos relatórios do EVTEA e um nova apresentação será organizada no prazo de dez dias em Brasília. “Recebemos um retorno muito positivo, o trabalho foi considerado muito bem feito. Só faremos pequenos ajustes e teremos uma nova apresentação”, conta o coordenador.

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]