Pesquisadores que participam do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Rio Paraguai, que está sendo elaborado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), analisaram em laboratório 12 amostras de sedimentos dos rios Paraguai e Cuiabá para calcular a concentração de sólidos suspensos nos rios. As amostras foram coletadas ao longo das as três expedições técnicas realizadas em 2014 e 2015.

O resultado, que será divulgado na próxima semana, servirá para avaliar o transporte de sedimento do Rio Paraguai, resultando em um melhor entendimento da morfologia do leito. Em uma segunda etapa da análise será calculada a granulometria dos sólidos suspensos e dos sólidos de fundo das amostras.

laboratorio

EVTEA
O estudo da Hidrovia do Rio Paraguai está sendo elaborado por solicitação da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária (DAQ), órgão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que pretende adequar a hidrovia e melhorar o transporte de cargas, desafogando as rodovias da região.
Atualmente no Brasil, a hidrovia do Rio Paraguai é uma das que apresenta as melhores condições de navegação. O trecho brasileiro vai de Cáceres até a foz do rio Apa totalizando 1.270 km.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]