Equipe socioeconômica do projeto apresentou o estágio atual do projeto para troca de informações e experiências com o consultor

A equipe socioeconômica do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai – realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) – reuniu-se com o especialista em exportação e logística, o economista Luiz Antônio Fayet, para expor os resultados obtidos até o momento pelos pesquisadores que atuam no projeto.

A equipe mostrou um quadro geral do EVTEA com informações sobre modelos e cenários de fluxos de carga da região Centro – Oeste, que foi apresentado pelos professores da UFPR José Maderna e Marcelo Curado. Fayet, que já foi professor de Geografia Econômica da UFPR e que acumula anos de experiência na área pública e privada com exportação e logística, além de ser especialista nas regiões produtoras de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, conversou com os pesquisadores e trocou informações sobre as características logísticas, fluxo de cargas, fretes e taxas atuais praticadas no Brasil e no exterior.

“O grande problema que nós temos hoje são os custos logísticos para a exportação de grãos. Nosso custo, da porteira até o porto de embarque, é quatro vezes maior do que o dos EUA ou Argentina. Isto é resultado do apagão portuário que vivemos”, comenta Fayet, que é autor de vários trabalhos sobre corredores de exportação do agronegócio e modelagem de terminais de exportação.

05.06.15 - Foto destaque Fayet

Segundo o economista, por estes motivos, a viabilização de novas rotas, principalmente quando envolve terminais portuários de exportação, pode reduzir os custos de exportação. “Isto significará três coisas: ampliar a capacidade competitiva no mercado internacional; descongestionar as rotas atuais de exportação, e conseguir reter nas regiões produtoras uma parcela maior da renda das exportações, o que trará desenvolvimento nestas áreas”, conclui.

O diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DAQ/Dnit), Paulo Godoy, também participou da reunião e defende que este tipo de encontro é importante para fortalecer a sinergia entre o interesse do governo federal, dos profissionais e professores que estão desenvolvendo o estudo. “Quanto mais os elementos forem consolidados durante a construção dos relatórios, mais fácil será implementar o que for definido pelo estudo posteriormente. E, até o momento, os dados levantados têm se mostrado satisfatórios”, avalia.

Para Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI, a contribuição de Fayet é de grande importância para o EVTEA e para os demais projetos desenvolvidos pelo Instituto. “O professor Fayet tem uma ampla experiência em logística brasileira e como estamos na Universidade, em um ambiente de debate e troca de ideias, é muito relevante ter esse tipo de contribuição”, comenta.

 

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