Durante evento, vídeos e músicas de campanha na BR 262 alertaram para problemas ambientais na região  

Segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Miranda, mais de 6 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposição e Eventos 16 de julho entre 30 de março e 1º de abril, para comemorar a Festa do Pescador Mirandense (FEPEMI). A novidade é que, além da tradicional mostra de artesanatos, alimentos e bebidas, um tema diferente chamou a atenção dos participantes: o cuidado com o meio ambiente. Nos três dias de festa, vídeos e músicas da campanha “BR 262 – Faço parte deste caminho” alertaram para os problemas ambientais a serem combatidos na região.

feira pescador miranda 

A campanha é parte do Programa de Comunicação Social, executado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) durante as obras de recuperação da BR 262, no trecho de 284 quilômetros que passa por Anastácio, Miranda e Corumbá. O Instituto é parceiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), órgão responsável pela reforma na rodovia.

 

O prefeito de Miranda, Neder Vedovato, que esteve na abertura da Feira, reconheceu a importância do projeto.  “A BR 262 é uma via de integração e desenvolvimento, mas pode apresentar pontos negativos se não houver uma conscientização dos motoristas quanto à preservação da flora e da fauna”, afirma. O prefeito acredita que o Programa é um incentivo para que o trabalho ambiental na região seja constante.
 

Um dos vídeos da campanha, que foi divulgado nos telões da Feira, fala acerca do atropelamento de animais na BR 262. Produzido com a música “O Bicho” de fundo, o clipe lembra que os animais são vítimas da imprudência dos motoristas que ultrapassam o limite de velocidade (assista abaixo).

 

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“O programa de conscientização ambiental é muito importante em função do grande fluxo de veículos na BR 262”, afirma o secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Miranda, Duty Paiva. Para o secretário, que também participou da FEPEMI, os levantamentos realizados pelo ITTI durante a obra, principalmente em relação ao atropelamento de animais, servirão de subsídio para futuras políticas de preservação.
 

Os participantes da Feira ainda ganharam um CD, lançado em janeiro, com 12 músicas que incentivam a preservação da flora nativa, cuidado para evitar queimadas e sobre os problemas oriundos do atropelamento de fauna. O CD é composto de ritmos locais como a guarania.

A próxima etapa da campanha em Miranda acontece durante o feriado do dia 1º de maio, na rodovia. Os motoristas receberão adesivos e CD da campanha.

 

Débora Lorusso (com colaboração de Sidney Borges)
Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
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