G- Hidrovias

EVTEA do Rio Paraguai

 

O Estudo de Viabilidade Técnico, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai está sendo desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Paraná, por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI).

Os estudos estão sendo realizados na Bacia do Paraguai, que abrange além do Rio Paraguai, o Rio Cuiabá, o Rio São Lourenço, o Rio Taquari e o Rio Miranda.

Trechos em estudo:
• Rio Paraguai: entre Cáceres e a confluência com o rio Apa – 1.272 km;
• Rio Taquari: entre a foz e a cidade de Coxim – aproximadamente 430 km;
• Rio São Lourenço: da confluência com o rio Cuiabá até as proximidades de Rondonópolis – 195 km;
• Rio Miranda: da Foz até Miranda – 200 km.

 

Mapa Hidrovia do Paraguai

A Hidrovia é um dos mais extensos e importantes eixos continentais de integração política, social e econômica (totalizando 1.720 km em território brasileiro). Juntamente com o Rio Paraná totaliza 3.442 km, que cortam quase a metade da América do Sul, desde Cáceres, até Nova Palmira, no Uruguai.

Entre as atividades do projeto estão:

• Levantamento dos aspectos operacionais e fluxos de cargas (importação e exportação) e passageiros atual e futura,
• Levantamento da infraestrutura disponível, quantitativos e origem e destino das cargas, volumes transportados
• Levantamento dos aspectos físico e de meio ambiente (profundidades do canal navegável (batimetria) como também o diagnóstico da sinalização e balizamento existentes na hidrovia)
• Avaliação da infraestrutura dos portos, transportadores e empresas usuárias, assim como equipamentos utilizados, tipos de comboios existentes na hidrovia com o objetivo de avaliar e quantificar as potencialidades da mesma.

 

 Equipe Rio Paraguai Coleta agua Hidrovia 
 barco hidrovia  Hidrovia barco marinha

O objetivo do estudo é proporcionar uma hidrovia ambientalmente viável, segura e confiável, capaz de transportar cargas que serão identificadas segundo as projeções de demanda, para um cenário de 30 anos.
A partir dos conhecimentos aferidos nos levantamentos serão estudadas e projetadas as potencialidades futuras da Hidrovia, principalmente no que diz respeito as ações de melhoria da navegação, absorção de cargas regionais e reestruturação dos portos e terminais de carga.