Durante o mês de março, pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) que atuam na Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG desenvolveram uma campanha educativa para promover a prevenção contra o novo coronavírus. Até o momento, a ação conta com dois vídeos elaborados e produzidos pelas equipes dos programas de Educação Ambiental (PEA) e de Comunicação Social (PCS).

O primeiro vídeo foi destinado às crianças das áreas lindeiras à rodovia BR-135/BA, residentes nos municípios de Cocos e Coribe, na Bahia, e atendidas mensalmente pelas atividades do PEA. O vídeo abordou de forma lúdica as razões para manter o distanciamento social e o reforço dos hábitos de higiene, como o ato de lavar as mãos – a princípio tão simples, mas ao mesmo tempo tão poderoso. A equipe também explicou às crianças porque é importante ficar em casa e evitar a visita aos avós, que fazem parte do grupo de risco e têm mais chances de desenvolver o quadro grave da doença COVID-19, causada pelo coronavírus.

O segundo vídeo foi elaborado para os trabalhadores das obras de pavimentação e ampliação desta rodovia federal, que também participam das atividades mensais planejadas pelo programa. Além de reforçar as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir a disseminação do novo coronavírus, a equipe destacou os grupos de risco e as comorbidades, que são as doenças pré-existentes (como diabetes e pressão alta), que podem piorar o quadro clínico de quem, porventura, seja infectado pelo vírus.

As peças educativas contaram com a elaboração e participação da bióloga Marina Souza, da bolsista de pós-graduação em gestão ambiental Geisy Plodowski e dos estagiários de biologia Fernanda Likes e Wagner Souza. Já a edição e produção dos vídeos são fruto do trabalho de Anna Maria Carone, desenhista responsável por dar vida aos projetos propostos pelo PEA.

Geisy e Fernanda contam que participar deste trabalho foi recompensador. “Nós buscamos estar próximos das comunidades e do grupo de trabalhadores, com os quais desenvolvemos as atividades de educação ambiental. Entretanto, apesar do desafio, foi uma experiência gratificante chegar até essas pessoas nesse momento e deixar a nossa contribuição para a manutenção da sua saúde”, afirma Geisy Plodowski.

Para Wagner, que articulou a criação do roteiro e a produção dos vídeos, a atividade foi uma experiência desafiadora. “Criar o roteiro do vídeo foi um desafio. Tanto a escolha das informações relevantes quanto a sua organização, de forma didática e simples. Mas creio que o resultado foi satisfatório, principalmente porque poderemos atingir esta parcela da população, representada pelos trabalhadores das obras, que está mais exposta ao vírus e precisa estar bem informada”, esclarece.

Um fator que merece destaque é a união entre os dois programas ambientais, que permitiu o bom desenvolvimento da campanha, em tão pouco tempo. “A crise mundial desencadeada pela pandemia de coronavírus fez as equipes do PEA e PCS repensarem as atividades planejadas para os meses de março e abril. Logo ficou decidido que o mais sensato seria voltar a atenção para este problema que afeta todo o mundo. Assim, as equipes reinventaram suas ações à medida que os acontecimentos foram tomando forma, elaborando esta primeira campanha de prevenção por meio de vídeos educativos”, afirma a bióloga Marina Souza.

Além dos vídeos, em março foram produzidas publicações especiais para as redes sociais da Gestão Ambiental BR-135/BA/MG, com recomendações para a prevenção contra o coronavírus. E devido à repercussão positiva, novas produções estão a caminho. “O ITTI, com o apoio do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, está elaborando mais campanhas, agora direcionadas às redes sociais do Instituto e demais projetos. Inclusive, a equipe de Comunicação Social do ITTI já está organizando novas ações para as próximas semanas”, explica Karin Cristina da Silva, bolsista de pós-graduação em Comunicação.

 

______

Cooperação – Desde 2016, profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (ITTI/UFPR) realizam a Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG. Dentre as ações estão o gerenciamento e a supervisão ambiental das obras de implantação e pavimentação do Lote 5 (entre Cocos/BA e a divisa do estado de Minas Gerais), de melhoramento e ampliação do Lote 4 (entre Cocos e Coribe/BA) e execução de programas ambientais. A equipe da Gestão Ambiental é formada por pesquisadores de diversas áreas, como engenharia civil, engenharia ambiental, ciências biológicas e comunicação social. O trabalho é desenvolvido por meio de um termo de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

 

Vídeo “Explicando o coronavírus para crianças – PEA Gestão Ambiental BR-135/BA/MG”

 

Vídeo “Recomendações para evitar a disseminação do coronavírus – PEA Gestão Ambiental BR-135/BA/MG”

 

Campanha veiculada na página da Gestão Ambiental BR-135/BA/MG, no Facebook: