Durante o mês de maio, a equipe de Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG, desenvolveu diversas ações para lembrar e alertar a comunidade de Cocos e Coribe, no oeste baiano, sobre o alto índice de mortes e acidentes no trânsito e ainda propor medidas que possam reduzir estas ocorrências. A ação integra o movimento mundial “Maio Amarelo”, que a partir de uma ação coordenada entre sociedade civil e poder público se propõe a estimular motoristas, motociclistas e pedestres a optarem por um trânsito mais seguro.

A Gestão Ambiental é realizada por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná, por meio de um termo de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Esta é a terceira vez que a equipe da Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG alinha suas atividades ao movimento. Aproveitando o mote da campanha deste ano, “Maio Amarelo – No trânsito, o sentido é a vida”, com a proposta de que adultos ouçam conselhos de crianças, os programas de Comunicação Social e Educação Ambiental realizaram atividades direcionadas às crianças e adolescentes do Distrito de Vila Nova, em Coribe, e do Povoado de Novaci, em Cocos. A página oficial do movimento explica que a criança, com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

As crianças receberam orientações da equipe da Gestão Ambiental a respeito da sinalização de trânsito e foram lembradas de que só devem ser transportadas no banco traseiro do veículo. “As crianças aprendem rápido e são excelentes multiplicadores, cobrando boas atitudes dos pais e responsáveis. Elas também receberam orientações de que é proibido beber antes de dirigir e usar o celular ao volante, atitudes que podem causar acidentes graves e fatais”, explica a bióloga Marina de Souza, que integra o Programa de Educação Ambiental.

Para o público adulto, o Programa de Comunicação Social organizou blitze educativas nos centros comerciais de Cocos/BA e Coribe/BA. Com o apoio da Guarda Municipal de Cocos, mais de 100 carros e motos foram parados na tarde do dia 2 de maio e os condutores e passageiros foram orientados sobre as medidas para melhorar a segurança no trânsito, com respeito aos ciclistas e pedestres.  A importância de obedecer às leis de trânsito, não misturar álcool e direção, usar de forma correta o cinto de segurança e o capacete, além de realizar e checar itens de revisão do veículo frequentemente foram outros temas tratado na blitz educativa.

A atividade mensal do Programa de Educação Ambiental com os trabalhadores do Lote 4 em Coribe/BA também foi dedicada ao tema. Muitos dos trabalhadores passam boa parte do expediente ao volante, conduzindo máquinas pesadas. Além disso as obras da BR-135 ficam próximas das escolas e com criança todo cuidado é pouco. “Os pequenos são mais desatentos e não tem a visão periférica totalmente desenvolvida, podendo atravessar a rua sem olhar para os lados e se colocarem em risco. Por isso, cabe ao adulto redobrar a atenção e principalmente respeitar o limite de velocidade na área escolar que é de 30 km/h”, enfatizou Marina.

Cooperação – Desde 2016 os profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná realizam a Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG por meio de um termo de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Dentre as ações estão o gerenciamento e a supervisão ambiental das obras de implantação e pavimentação do Lote 5 (entre Cocos/BA e a divisa do Estado de Minas Gerais), de melhoramento e ampliação do Lote 4 (entre Cocos e Coribe/BA) e execução de programas ambientais como: Programa de Proteção à Fauna, de Proteção à Flora, de Educação Ambiental e de Comunicação Social, entre outros.