O coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton, apresentou nesta terça-feira (13/08) a Gestão Ambiental da BR-487/PR, conhecida como Estrada Boiadeira, durante o I Workshop Rodoviário do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), realizado em Curitiba.

O I Workshop, cujo tema central foi Segurança Viária, reuniu nos dois dias cerca de 300 pessoas, entre especialistas de universidades, profissionais da área de segurança pública, gestores de órgãos públicos estaduais e federais, representantes de organizações envolvidas com a questão, incluindo servidores do DER/PR e suas regionais, engenheiros de empresas privadas, estudantes e professores universitários.

A Gestão Ambiental da BR-487/PR, que integrou a Sessão II – A Ecologia Rodoviária do Workshop, foi realizada pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná por meio de Cooperação Técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre os anos de 2012 e 2016.

Neste período foram implantados dois lotes da BR-487/PR (Lote 3 –  Tuneiras do Oeste a Cruzeiro do Oeste = 18,70 km e Lote 2 – Guaraitava a Tuneiras do Oeste = 20,06 km). “Esta era uma obra muito aguardada pela comunidade, que esperou por mais de 50 anos. No passado a estrada foi muito utilizada para a passagem de gado e por isso ficou conhecida como Estrada Boiadeira”, afirmou Ratton.

Durante a Gestão Ambiental da BR-487/PR – sonho que se realiza, o ITTI/UFPR realizou a Supervisão Ambiental do empreendimento e executou os programas de Comunicação Social e de Educação Ambiental. “Os Programas Ambientais foram executados em concordância com as atividades detalhadas nos estudos ambientais precedentes e nas exigências da licença ambiental”, explicou o coordenador.

INVESTIMENTOS –  O vice-governador Darci Piana e o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná Sandro Alex participaram da abertura do evento. Piana destacou que “Os acidentes de trânsito em todo o Brasil geram um custo extraordinário para os governos e um peso terrível para as famílias. Precisamos de uma mudança de conceito quanto ao trânsito. Não há respeito às regras, tanto da parte de pedestres quanto de motoristas. Isso precisa mudar e só vamos ver isso acontecer com eventos esse em todo lugar”. Para Sandro Alex “o governo Ratinho Júnior tem como uma de suas prioridades a infraestrutura. Colocamos um novo rumo no setor, seguindo normas de compliance e priorizando a transparência, e estamos fazendo investimentos, como o Banco de Projetos que vamos lançar em breve, possivelmente a maior iniciativa de projetos executivos de engenharia de todo o Brasil”.

Com informações do DER/PR.