O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) emitiu a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) que permite a continuidade das obras de implantação e pavimentação da rodovia BR-135/BA nos municípios de São Desidério, Correntina, Jaborandi, Coribe e Cocos. A ASV foi emitida após a conclusão do Inventário Florestal realizado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A supressão vegetal será realizada pelo consórcio Top Engenharia/Geossistemas, responsável pelo empreendimento e será acompanhada pela equipe de supervisores ambientais da UFPR/ITTI, garantindo que todas as condicionantes do documento sejam cumpridas, inclusive o Plantio Compensatório de espécies nativas.

asvnabr135Inventário Florestal
O documento elaborado pela equipe formada por biólogos, engenheiros ambientais e engenheiros florestais da UFPR/ITTI, reúne dados sobre a vegetação localizada no entorno da Rodovia, no qual predominam espécies do cerrado, mata seca e mata ciliar. “Tais dados são compostos por identificação das espécies, medições de altura e diâmetro, quantia de madeira que será retirada, entre outras informações”, explica o biólogo da UFPR/ITTI, Durval Nascimento Neto.

Posteriormente, o estudo ambiental servirá de base para a execução do Programa Ambiental de Proteção à Flora e dos subprogramas de Salvamento do Germoplasma e do Monitoramento e Controle da Supressão da Vegetação; e ainda para a supervisão do subprograma do Plantio Compensatório, que é de responsabilidade da empreiteira.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658            [email protected]