Até a próxima sexta-feira, dia 10, um grupo de profissionais do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) participará de um curso sobre medição de vazão com medidores acústicos doppler (ADCP) na sede da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. O objetivo é aprofundar os conhecimentos da equipe sobre os equipamentos utilizados para medir a vazão de água de rios e oceanos por meio da profundidade e da velocidade da água.

 Curso ADCP site

 

O curso, divido entre aulas práticas e teóricas, terá duração de 40 horas e está sendo ministrado pelo engenheiro civil e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Paulo Everardo Muniz Gamaro, que é especialista no uso de medidores acústicos doppler de vazão e já realizou mais de 10 mil medições. Para ele, o uso dos medidores ADCP revolucionaram a hidrologia e a hidrometria. “Com estes equipamentos conseguimos chegar a locais que antes eram impossíveis e comprovar teorias que só comprovávamos em laboratório”, afirma. 

As aulas práticas serão realizadas no Rio Passaúna, na região metropolitana de Curitiba, onde serão feitas medições de vazão pelos alunos. “É na prática que problemas aparecem e será gratificante repassar todo o conhecimento que adquiri em mais de 30 anos para a nova geração”, ressalta Gamaro.

 

Ganho
Os engenheiros civis da UFPR/ITTI e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambientais (PPGERHA) da UFPR, Philipe Ratton e Gustavo Pacheco Tomas, estão participando do curso a consideram a capacitação muito produtiva. “Com as informações que estamos recebendo poderemos escolher melhor os equipamentos e configurações para as diferentes práticas”, afirma Ratton.
Para Tomas, esta será uma oportunidade de aprimorar a técnica, rever conceitos e tornar as futuras medições mais precisas.

Os dois integraram a equipe responsável pela realização do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, projeto no qual foram realizadas 325 seções transversais de ADCP em diferentes pontos dos rios Cuiabá e Paraguai, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Ao todo participam da capacitação 30 profissionais, entre eles, membros da Marinha do Brasil.

Currículo
Paulo Gamaro atua como engenheiro em Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e tem ampla experiência na área de Construção Civil, em grandes barragens, tendo trabalhado também na construção da Usina de Itaipu. Atualmente, é coordenador do Grupo de Estudos Doppler da Comissão de Hidrometria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.

 

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]