O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) acompanhou, no último dia 11, o curso Estudo Econômico, Operação de Usina de Reciclagem de Entulho e Aplicação de Agregados Reciclados. A atividade foi ministrada pelo Prof. Dr. Leonardo F. R. Miranda, no Auditório do Centro de Estudos de Engenharia Civil (CESEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em um segundo momento do curso, os participantes tiveram a oportunidade de visitar uma usina móvel de reciclagem, em Campo Largo.

O curso abordou o desenvolvimento de um estudo de viabilidade econômica para os interessados em investir na área de Reciclagem de Resíduos de Construção (RCD), além de técnicas e estudos de caso sobre o uso de agregados reciclados em diferentes tipos de obras, bem como equipamentos utilizados, controle tecnológico e operação de usinas.

Segundo o Prof. Dr. Mauro Lacerda, membro do conselho diretor do ITTI, foram abordados temas relevantes como a redução dos custos das obras, a construção de pavimentos e revestimentos de argamassas mais baratos, a viabilidade da reciclagem em canteiros de obras e a reciclagem de RCD em pequenos municípios, com custos reduzidos para o setor público.

Leonardo F. R. Miranda é professor associado da UFPR, atuando no Departamento de Engenharia Civil. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e mestre e doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP), já publicou cerca de 80 artigos técnicos e o livro Reciclagem de Resíduos de Construção Civil: Teoria e Prática. Além de cursos e palestras sobre o tema, também gerenciou a produção de uma usina de reciclagem de RCD e viabilizou a construção de uma usina móvel no Brasil.