Os pesquisadores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná apresentaram nesta segunda-feira (20/05) o plano de trabalho, fruto do Termo de Cooperação Técnica assinado  entre a Universidade e a Prefeitura de Araucária no início deste ano, visando o desenvolvimento sustentável da infraestrutura e qualidade de vida no município de Araucária/PR.

A apresentação foi organizada pela Prefeitura Municipal de Araucária e reuniu representantes da Câmara de Vereadores, do Ministério Público Estadual e do governo municipal, do Sebrae e também empresários e membros da sociedade civil que participam do movimento “Avança Araucária”.

No plano de trabalho a UFPR/ ITTI estabelece sete metas que contemplam a elaboração de planos de manejo das Unidades de Conservação inseridas no munícipio, a análise da qualidade ambiental (água e ar), estudos da fauna e da flora local, Educação Ambiental nas escolas e nas unidades de conservação, o estudo de viabilidade para a implantação de um Centro de Manejo de Animais Silvestres, a elaboração de estratégias para a valorização do turismo eco rural, além de projetos de Infraestrutura para a melhoria das Unidades de Conservação.

As metas atendem às necessidades do município, conforme o compromisso da Agenda 21 local, intitulada “Construindo a Araucária do Futuro”, e estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), além de incrementar o turismo eco rural no município e aumentar a participação do município no ICMS ecológico do Estado.

O procurador municipal, dr. Simon Quadros, explica que a reunião expôs ações voltadas para as Unidades de Conservação no município, contemplando pesquisas e ações focadas no desenvolvimento sustentável do município, trazendo benefícios para os cidadãos de Araucária.

De acordo com o coordenador de projetos da UFPR/ITTI, prof. dr. Eduardo Ratton, a Educação Ambiental é a meta principal. “Ela vai propiciar uma formação continuada, integrando desde os alunos e professores da rede pública até os visitantes das unidades de conservação, valorizando estes espaços, hoje pouco utilizados, para disseminar o conhecimento científico, abrangendo temas como qualidade ambiental, importância da preservação e mostrando a biodiversidade existente nestas unidades”, afirmou o professor.

Diagnóstico da situação – Recentemente a UFPR/ ITTI elaborou o Diagnóstico Documental e de Infraestrutura das Unidades de Conservação, que serviu de base para elaboração do plano de trabalho e para o estabelecimento das metas propostas.