Pesquisadoras do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI) participaram do X Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental (CONGEA), realizado entre os dias 04 e 07 de novembro, em Fortaleza/CE. As engenheiras civis Amanda Christine Gallucci Silva e Flávia Aline Waydzik apresentaram quatro trabalhos desenvolvidos em conjunto com outros pesquisadores do ITTI, a partir de projetos realizados pela instituição.

Na categoria “Apresentações Orais” foram apresentados os trabalhos “Metodologia para Valoração de Impactos Ambientais – Estudo de caso para Terminal Portuário na Bacia do Rio Paraguai”, de autoria de Flávia Aline Waydzik, Eduardo Ratton, Amanda Christine Gallucci Silva e Alessandra Costa Gosch; e “Sistema de Gestão de Passivos Ambientais – SIGPRO”, de autoria de Amanda Christine Gallucci Silva, Cristhyano Cavali da Luz e Eduardo Ratton.

Já na categoria “Pôsteres”, as pesquisadoras apresentaram os trabalhos “Avaliação Ambiental Integrada – Análise de Impactos Cumulativos e Sinérgicos de empreendimentos na Bacia do Alto Paraguai”, de autoria de Alessandra Costa Gosch, Eduardo Ratton e Sandra Pereira de Queiroz; e “Aplicação do método de Valoração de Impactos Ambientais da UFPR-ITTI/DNIT-CGMAB – Estudo de caso da BR-135”, de autoria de Alessandra Costa Gosch, Eduardo Ratton, Flavia Aline Waydzik e Amanda Christine Gallucci Silva.

As engenheiras civis destacam a importância de participar de um evento deste porte, que contribui para a formação profissional das pesquisadoras e para os projetos desenvolvidos pelo ITTI. Além da exposição de trabalhos na área de Gestão Ambiental, o congresso também contou com palestras, mesas-redondas, visitas técnicas, minicursos e o lançamento de livros sobre sustentabilidade, educação e gestão ambiental.

 

XII Simpósio de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul – GEOSUL

Pesquisadores do ITTI também participaram do XII Simpósio de Práticas de Engenharia Geotécnica da Região Sul – GEOSUL, realizado em outubro, em Joinville/SC. O objetivo do evento foi reunir a comunidade geotécnica para discutir assuntos relevantes às engenharias civil e ambiental e à geologia. O artigo “A fotointerpretação como ferramenta na gestão de problemas geotécnicos no contexto de passivos ambientais rodoviários”, de autoria de Amanda Christine Gallucci Silva, Cristhyano Cavali da Luz e Larissa de Brum Passini, foi apresentado na modalidade Pôster e abordou a funcionalidade de tecnologias que dispõem da interpretação de imagens de sensoriamento remoto e fotogrametria. Com o trabalho os pesquisadores demonstraram a aplicação da fotointerpretação no levantamento e diagnóstico de passivos ambientais ao longo das rodovias brasileiras, através de estudos e projetos realizados pelo ITTI.