O Instituto Tecnológico de Transportes de Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná concluiu nesta segunda-feira (22/04) o Diagnóstico documental e de infraestrutura das Unidades de Conservação do Município de Araucária/PR. Este é o primeiro produto resultante do termo de cooperação técnica firmado entre a UFPR e a Prefeitura de Araucária para a realização de pesquisas, projetos e ações para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura e da qualidade de vida no município.

O documento foi elaborado por pesquisadores de engenharia cartográfica, engenharia civil, engenharia ambiental e biologia que identificaram demandas e sugeriram ações para a melhoria da infraestrutura das Unidades de Conservação do município. “O levantamento da situação documental e da infraestrutura é o primeiro passo para estas unidades possam cumprir com suas funções sociais e ambientais”, explicou o coordenador dos trabalhos, prof. dr. Eduardo Ratton.

O documento foi entregue aos representantes do município: Genildo Carvalho, secretário de governo, Leonice Lacerda, diretora-geral da Secretaria de Educação e Simon Quadros, procurador municipal.

Continuação – A UFPR/ITTI está elaborando  planos de trabalho específicos voltados às temáticas da infraestrutura sustentável, atendendo às necessidades do município, conforme o compromisso da Agenda 21 local – intitulada “Construindo a Araucária do Futuro”, contemplando a elaboração de planos de manejo das unidades de conservação, estudos da fauna, da flora, da qualidade da água e do ar, além da concepção de um amplo Programa de Educação Ambiental para a comunidade além  a identificação de potencialidades turísticas, de lazer e recreação para os moradores e visitantes da cidade.