Na última quinta-feira (18), engenheiros do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estiveram no município de Piên, no Paraná, para vistoriar a ponte sobre o Rio Negro, que interliga o município à Campo Alegre, em Santa Catarina.

O engenheiro civil Alexandre Ramalho e o prof. Dr. Mauro Lacerda Santos Filho, conselheiro do ITTI, representaram o Instituto na reunião com João Padeiro, prefeito de Piên, Eduardo Pires Ferreira, presidente da Câmara de Vereadores do município, e Simon Schneider e Fernanda Buba, engenheiros civis da prefeitura. Na reunião foi realizada a análise para a recuperação estrutural da ponte de concreto, localizada na região de Campina dos Maia, que interliga os dois estados. Na ocasião, também foram definidos os objetivos e as expectativas para a possível parceria entre a prefeitura de Piên e o ITTI.

Na sequência, os engenheiros foram até a ponte para realizar uma pré-avaliação da estrutura, que recentemente apresentou fissuras. A partir do que foi verificado na vistoria, será possível elaborar uma proposta de cooperação entre as instituições, a fim de apresentar soluções para garantir a integridade e as condições estruturais da ponte.

_____

Assistência à Infraestrutura dos Municípios – O ITTI tem recebido inúmeras consultas de prefeituras para a solução de problemas relacionados a infraestruturas diversas, tanto para o planejamento quanto para a elaboração de projetos específicos. Diante desta realidade, o Conselho Diretor do Instituto está elaborando a proposta do “Programa de Assistência à Infraestrutura dos Municípios”, através do qual seria facilitado o atendimento extensionista às demandas municipais por meio do corpo técnico do ITTI, composto por professores, colaboradores e alunos de graduação e pós-graduação da UFPR, propiciando o treinamento e a formação de pessoal, além da solução dos problemas propriamente ditos.