Um acordo de cooperação entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) permitirá avaliar a qualidade do pavimento asfáltico das ruas e das estradas paranaenses. O objetivo do trabalho é checar em laboratório se as obras realizadas no Paraná foram executadas de acordo com os projetos e editais de licitação.

 

Para isso, a UFPR deverá analisar quase 2 mil amostras de asfalto de determinados municípios nos do Setor de Tecnologia da UFPR já nos próximos meses e, em seguida, o projeto piloto será estendido para todo o estado.
Segundo o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, o governo realiza um programa de pavimentação que envolve R$ 2 bilhões e a nova sistemática de fiscalização possibilitará o controle da qualidade das obras por meio de uma ação preventiva que vai garantir maior eficiência na aplicação destes recursos.

convenioTCE

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR será o executor da iniciativa. O prof. Dr. Eduardo Ratton, superintendente do ITTI, demonstrou otimismo com o projeto já a fiscalização das obras públicas trará ganhos para a Universidade e para a comunidade.

O docente ainda sugeriu que a Universidade forneça capacitação para os profissionais dos municípios envolvidos na supervisão das obras. “Assim será possível impor um alto padrão de qualidade enquanto o empreendimento está sendo executado e os erros podem ser evitados”, destaca.

Os detalhes do acordo de cooperação, que deve ser assinado dentro de um mês, foram discutidos em uma reunião entre o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a diretora-geral do Tribunal, Célia Cristina Arruda; o coordenador-geral de Fiscalização do TCE, Mauro Munhoz; e o coordenador de Fiscalização de Obras Públicas do TCE, Luiz Henrique de Barbosa Jorge. Pela Universidade também estavam presentes o pró-reitor de Planejamento, Fernando Mezzadri; o diretor do Setor de Tecnologia, Horácio Tertuliano Filho; o prof. Dr. Eduardo Ratton, e o prof. Dr. Mauro Lacerda Santos Filho, coordenador do Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura da UFPR (Emea).

A parceria do TCE-PR com a UFPR existe desde a execução das obras para a Copa do Mundo de 2016 e será ampliada com a nova cooperação.

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]