Profissionais do ITTI participaram nesta segunda-feira (15/04) da I Conferência de Turismo Araucária, novos caminhos, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo do município. O evento reuniu representantes do poder público municipal e da sociedade civil para fomentar o turismo rural e de negócios, visto que recentemente a cidade de Araucária foi incluída no Mapa do Turismo do Governo Federal.

Na conferência, a bióloga Sandra Martins Ramos representou a instituição e apresentou o trabalho já realizado pelo Instituto com ênfase nas unidades de conservação visando inseri-las no ecoturismo.  “Realizamos o diagnóstico documental e de infraestrutura das unidades de conservação e agora estamos propondo planos de trabalho para promover o turismo ecológico nestas áreas que estão inseridas no Bioma Mata Atlântica, gerando informações sobre biodiversidade da flora e da fauna locais”, afirma.

Em janeiro de 2019 a UFPR/ITTI e a Prefeitura de Araucária assinaram um Termo de Cooperação que prevê pesquisas, projetos e ações para o desenvolvimento sustentável da infraestrutura e da qualidade de vida no município de Araucária.

As palestras foram realizadas por representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) – Rotas do Pinhão, do órgão estadual Paraná Turismo e da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio).  Também foram eleitos os conselheiros do Conselho Municipal de Turismo.