Evento, realizado em Goiânia, é de extrema relevância para a comunidade acadêmica e científica

 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), representada pelo engenheiro civil Cristhyano Cavali da Luz, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), participou do I Workshop sobre o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS) para Mapeamento e Monitoramento de Ambientes Naturais e Antrópicos no Bioma Cerrado, realizado em Goiânia.

O evento, promovido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG) da Universidade Federal de Goiás (UFG), contou com mostra e exposição de equipamentos, apresentação de cases, palestras institucionais e minicursos sobre VANTS, além de trabalho de campo com os veículos, processamento e apresentação de dados.

O objetivo foi discutir temas relevantes sobre VANTS, incluindo questões quanto à regulamentação do setor, oportunidades de pesquisa, geotecnologias envolvidas nos aerolevantamentos, sensores, softwares e aplicações em geral.

 

Workshop VANT Goiânia

Participação
Cavali da Luz fez uma palestra de apresentação dos estudos de caso feitos pelo ITTI nos quais o VANT foi utilizado para o cumprimento de condicionantes ambientais. Segundo o engenheiro civil, o uso dos VANTS vem crescendo e, por isso, encontros que discutam a sua utilização são cada vez mais necessários. “Com debates, da forma como foram realizados em Goiânia, o uso dessa tecnologia tende a ser cada dia mais consciente, ou seja, direcionado e regulamentado conforme orientações da ANAC, ANATEL e DECEA”, comenta.

O workshop contou com a presença de pesquisadores, estudantes, técnicos e representantes de empresas. Foram discutidos pontos específicos sobre o Certificado de Autorização para Voos Experimentais (CAVE) que são emitidos pela ANAC, inovações tecnológicas relacionadas aos sensores embarcados e as mais diversas utilizações.

 

ITTI/VANT
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), já vem utilizando Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTS) no monitoramento da vegetação no entorno de rodovias que devem passar por obras de implantação e pavimentação. O aeromodelo é equipado com uma câmera digital não métrica que registra a flora para a elaboração de inventários florestais exigidos para o licenciamento ambiental destes empreendimentos.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]