O evento ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 19 de fevereiro, onde houve debates e palestras com o propósito de se levantar questionamentos a respeito da Medida Provisória Nº 595/2012 com o intuito de respaldar a comunidade setorial na discussão das mudanças da Lei.  

ruy seminario portos

Sendo um evento de alta relevância à sociedade em geral, participaram deste: Prefeitos das cidades portuárias e hinterlãndias, vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, empresários do setor, pesquisadores, representante dos trabalhadores e demais interessados.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através do Instituto Tecnológico de Transportes e Tecnologia (ITTI),  foi representada pelo Coordenador de Projetos Prof. Dr. Eduardo Ratton, o Consultor Jurídico Ruy Alberto Zibetti e pelo Prof. Dr. Carlos Nadal.

A participação dos professores da UFPR se deu devido em decorrência do convite formulado pelo Sindicato dos Portuários do Rio de Janeiro. A preocupação do Sindicalismo é que haja um desenvolvimento tecnológico sustentável nas instalações portuárias brasileiras. Outra questão levantada pelos trabalhadores foi quanto aos impactos que a Medida Provisória 595/2012 poderá causar às condições de trabalho futuras.

As palestras ministradas pelos Professores Doutores Eduardo Ratton e Carlos Nadal foram dirigidas à questão ambiental, em relação à criação de portos sustentáveis e seus reflexos numa visão preventiva juntamente à comunidade e ao entorno.

Consultor Jurídico Ruy Alberto Zibetti discursou a respeito da MP Nº 595/2012 e suas consequências do ponto de vista jurídico.

A participação do ITTI/UFPR foi importante ante aos desdobramentos nas áreas de formação e capacitação dos portuários que já está sendo solicitada.

 

 

Maria Tereza Schneider Kaminski
Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]