O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) realizou, em parceria com a Casa Russa do Paraná e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), o workshop sobre a aplicação de compósitos de fibra de basalto na Construção Civil, no qual foram apresentados os resultados dos estudos experimentais da Universidade Federal do Paraná.

Atualmente dois projetos de pesquisa sobre a aplicação da fibra de basalto na Construção Civil são coordenados pelo professor da UFPR, Mauro Lacerda dos Santos Filho, que também é superintendente adjunto do ITTI.  Ele destaca que a fibra de basalto apresenta vantagens em relação aos materiais convencionais, como maior durabilidade e menor peso, além de ser um material ecológico, visto que pode ser produzido a partir de rejeitos de mineração, contribuindo com a preservação do meio-ambiente.

O evento contou com a participação do professor da Universidade de Havana, Hugo Wainshtok Rivas, que é referência mundial e autor de livros sobre o assunto. Ele explica que o material é amplamente utilizado em países como Canadá e pode ser aplicado em cerca de 60% das obras no Brasil.

O workshop reuniu mais de 70 pessoas, entre pesquisadores, empresários da Construção Civil e estudantes.

 

Veja também:

Parceria com russos e cubanos para pesquisas sobre fibra do basalto foi tema de reunião na Reitoria da UFPR