Professores do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná participaram nesta terça-feira, em Curitiba, do workshop cujo tema foi o Corredor Ferroviário Bioceânico e o Desenvolvimento do Paraná, promovido pela Fundação Araucária de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

O evento reuniu professores da UEL, Unioeste, Unila, PUC/PR, UTFPR e da UFPR, que foi representada por membros do Conselho Diretor do ITTI.  De acordo com o presidente da Fundação Araucária – Ramiro Wahrhafitg, a intenção é de que se crie um grupo de trabalho unindo as Instituições de Ensino e Pesquisa, mantendo o foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado do Paraná. Hoje, existe uma alternativa de se implantar um corredor que una o Porto de Paranaguá – no Paraná, ao Porto de Antofagasta – no Chile, cruzando a Argentina e o Paraguai.

Na apresentação o prof. dr. Eduardo Ratton, conselheiro do ITTI, destacou que já existem informações detalhadas sobre as rotas ferroviárias, rodoviárias e hidroviárias e também sobre os custos de transporte e trocas comerciais dos países do Mercosul, visto que a Universidade Federal do Paraná foi responsável pela elaboração do Estudo da Prática Regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários do Acordo da Hidrovia Paraguai – Paraná (Brasil, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai). “Enquanto realizávamos o Estudo, fizemos o mesmo levantamento para o Chile e guardamos estas informações que agora poderão ser úteis”, afirmou Ratton.

Ao final da reunião, o prof. dr. Roberto Gregório da Silva Jr., conselheiro do ITTI, foi designado para atuar como interlocutor do grupo, visto que todas as universidades presentes demostraram interesse em colaborar com a proposta. “É um desafio conjunto e também uma grande contribuição que daremos ao Estado do Paraná”, afirmou o professor, que destacou a importância de se construir uma visão integrada, envolvendo outros atores. “Já existem diversas alternativas para este corredor bioceânico e todas elas são complementares. Precisamos observar quais são as políticas dos países vizinhos e seus interesses estratégicos”, destacou Gregório.

Também participaram outros membros do Conselho Diretor do ITTI:  prof. dr. Camilo Borges Neto (Departamento de Transportes) e prof. dr. Robson Seleme (Departamento de Engenharia da Produção), além dos pesquisadores: Cristhyano Cavali da Luz, Philipe Ratton e Flávia Aline Waydzik.