Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) esteve no canteiro de obras da Ponte sobre o Rio Paraná, entre os municípios de Três Lagoas/MS e Castilho/SP, para verificar o andamento do empreendimento e conferir se as medidas previstas no Plano Básico Ambiental estavam sendo cumpridas pela construtora.

Vistoria ponte pronta

Os fiscais foram acompanhados por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e por integrantes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), encarregado do projeto G-Pontes que faz a Gestão Ambiental da obra.

Responsável pelo licenciamento ambiental do empreendimento, o Ibama percorreu as instalações da obra, navegou pelo rio em áreas próximas à ponte, verificou se a destinação dos efluentes da obra estava sendo realizada de forma correta com o objetivo de evitar a poluição do Rio Paraná e checou ainda a forma como o descarte e armazenamento dos resíduos sólidos está sendo feito pela empreiteira. Os fiscais verificaram ainda as árvores que serão suprimidas para a construção do acesso à Ponte e vistoriaram os alojamentos.

A visita ao canteiro de obras também fez parte do processo de renovação da Licença de Instalação (LI) e da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV).

G-Pontes

O Projeto G-Pontes é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) para a Gestão Ambiental de obras de implantação de pontes em rodovias federais, com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão das licenças requeridas por órgãos ambientais.
O Projeto envolve a gestão, a supervisão e a execução de programas ambientais previstos para a construção da ponte sobre o Rio Paraná na BR 262 entre os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Entre os programas ambientais de responsabilidade do ITTI estão:
Programa de Proteção de Corpos Hídricos
Programa de Controle de Ruídos
Programa de Proteção da Fauna e Flora
Programa de Educação Ambiental
Programa de Comunicação Social

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]