Equipe da UFPR/ITTI promove concientização sobre a doença no dia Mundial da Saúde.

No próximo dia 29, a equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UFPR/ITTI, em parceria com o Insituto Chico Mendes de Concervação da Biodiversidade (ICMBio) estará em Tuneiras do Oeste(PR), participando do dia do desafio, e irá trabalhar o tema: “Leishmaniose: ações coletivas de prevenção, controle e vigilância”
As atividades serão divididas em duas partes. A primeira será com os trabalhadores da Estrada Boiadeira, BR-487/PR, que por meio de atividades físicas laborais e atividades lúdicas, ministradas pelas professoras Sônia Haracemiv e Liane Barboza, receberão informações sobre como se prevenir contra a Leishmaniose e controlar essa doença.
Assim como na segunda parte, quando as professoras estarão na praça principal de Tuneiras do Oeste, realizando teatros e exposições educativas, com objetivo de conscientizar a população sobre a doença.
O tema da Leishmaniose foi escolhido porque, de acordo com o enfermeiro de epidemiologia Clarisvaldo Vieira Miranda, da Secretaria Municipal da Saúde de Tuneiras do Oeste, com a pavimentação da Estrada da Boiadeira, o acesso às matas da Reserva da ICMBio, será ampliado e, é neste local que se encontra o grande “foco” da doença. Assim, há “necessidade de trabalhar prevenção com a população que vive às margens da rodovia pois, com a construção da estrada, mais pessoas vão ter acesso aos riachos próximos à mata e poderá haver um número maior de casos desta doença.”

Dia do desafio
O Dia do Desafio acontece mundialmente dia 29 de maio devido ao Dia Mundial da Saúde e é uma campanha de incentivo à prática de atividade física, este ano 21 países realizarão atividades. A cidade de Tuneiras do Oeste, vai competir contra Constantina (RS).Toda a comunidade estará mobilizada para essas atividades.
As escolas farão uma caminhada pela manhã e a praça da cidade receberá tendas, onde acadêmicos irão realizar exames básicos ligados à saúde, como medir a pressão arterial e a glicemia. A equipe do PEA também estará em uma dessas tendas a partir das 8 horas, recebendo os estudantes da cidade para ensiná-los mais sobre a Leishmaniose.

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza
O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é responsável pelo projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza. Além da supervisão e gestão ambiental da obra o projeto conta com o PEA (Programa de Educação Ambiental), que promove oficinas em Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste para os trabalhadores da obra, e também de professores e da comunidade das cidades. Com objetivo de mostrar como a obra irá melhorar sua qualidade de vida

 

O que? Dia do Desafio:
Quando? Dia 29, das 8 às 17 horas
Onde? Na Praça Principal – em frente à Igreja Nossa Senhora das Graças

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]