A atividade do Programa de Educação Ambiental contou com mais dois temas relacionados ao Meio Ambiente

Os trabalhadores da Iccila Engenharia, empreiteira responsável pelas obras de pavimentação no Lote 2 da BR-487/PR- Estrada Boiadeira, participaram nesta quarta-feira, 27, da palestra realizada pela equipe da Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). Estavam presentes 64 colaboradores.

Foram abordados os temas sobre Biodiversidade, a Reserva Biológica das Perobas, conhecida como Rebio das Perobas, e também cuidado e prevenção da Leishmaniose. A apresentação foi realizada pela gerente do Programa de Educação Ambiental do projeto “Estrada Boiadeira-Sonho que se realiza” Danielle Tortato juntamente com Carlos Alberto, chefe da Rebio das Perobas, unidade de conservação ambiental que fica na área onde estão ocorrendo as obras.

Boiadera
Após trabalharem o tema biodiversidade foi a vez dos presentes conhecerem mais sobre a Reserva Biológicas das Perobas, que é a maior área de floresta do norte e noroeste do estado do Paraná e possui, entre outras espécies, Araucárias, Peroba e também a Guaritá, que figuram na lista da flora ameaçada de extinção no estado.

O intuito da apresentação foi fazer com que os trabalhadores conheçam mais sobre a reserva e reconheçam a importância da mesma, entendendo que todos eles têm o dever de preservá-la.
“É fundamental essa conscientização sobre o meio ambiente. É nosso dever informar o maior número de pessoas possíveis para podermos multiplicar nosso trabalho de cuidado com o Meio Ambiente”, explica Carlos Alberto.

Leishmaniose
A bióloga Danielle também abordou a Leishmaniose, doença infecciosa, cuja forma de transmissão se dá por meio da picada do mosquito-palha, encontrado na Rebio.
Tendo em vista que os operários estão trabalhando nas proximidades da reserva, precisam conhecer os riscos de pegar a doença e como podem se prevenir. Uma maneira deprevenção é a utilização de repelentes, atitude que os operários foram orientados a seguir continuamente.
“Nós já realizávamos a distribuição de vacinas e de repelentes para os trabalhadores, porém, a melhor forma de prevenção é realizar dinâmicas como essas, pois assim o pessoal pode estar bem informado e transmitir essas descobertas a seu grupo de influencia”, frisa Paulo Sérgio, coordenador administrativo da Iccila.

 

A palestra

Os operários da obra ouviram atentamente e consideram que os temas abordados foram de grande importância para todos. Mauro Freima, trabalhador da obra se mostrou satisfeito “A palestra de hoje foi muito boa. Aprendi muitas coisas novas, podendo agora ter mais conhecimento e também ajudar cada vez mais a natureza”, comentou.
Na ocasião estavam presentes além dos colaboradores da construtora Iccila, integrantes do projeto da UFPR/ITTI e membros do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsáveis pela ReBio. O encontro ocorreu no Centro de Convivência da 3ª idade de Tuneiras do Oeste.

 

Projeto Estrada Boiadeira – Sonho que se realiza

Em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná (UFPR/ITTI) é responsável pelo projeto “Estrada Boiadeira – Sonho que se Realiza” no trecho da BR-487/PR, entre os municípios de Cruzeiro do Oeste e Tuneiras do Oeste (Lote 3) e Tuneiras do Oeste e o distrito de Nova Brasília (Lote 2).

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |  [email protected]