Estrada_BoiadeiraConforme noticiou o jornal Gazeta do Povo no último sábado (18), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) liberou na semana passada a licença de instalação que possibilita o reinício das obras de pavimentação de parte da BR-487, conhecida como Estrada Boiadeira, que corta o Noroeste do Paraná rumo ao Mato Grosso do Sul.

 

 O processo de pavimentação do trecho entre os municípios de Campo Mourão e Porto Camargo, na divisa com o estado vizinho, teve início na década de 1980, mas foi interrompido diversas vezes. O trecho foi divido em cinco lotes, sendo que o primeiro, entre Campo Mourão e o distrito de Guaraitava, do município de Tuneiras do Oeste, já está pavimentado. O lote 2, entre Guaraitava e Tuneiras do Oeste, teve seu projeto executivo atualizado e espera a aprovação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para licitar a empresa que ficará responsável pelas obras. No lote 3, entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste, a licitação já foi realizada – o Consórcio Momento/Iccila, vencedor do processo, aguarda a ordem de serviço para início do trabalho. Os lotes 2A e 1A, entre Cruzeiro do Oeste, Serra dos Dourados e Porto Camargo, respectivamente, ainda devem ter seus projetos executivos atualizados.

Nos lotes 2 e 3, o ITTI/UFPR ficou responsável pela elaboração do Plano de Controle Ambiental (PCA) e do Inventário Florestal que viabilizaram a liberação da licença. Para os lotes 1A e 2A, ficou a cargo do instituto a preparação do Plano Básico Ambiental (PBA) e do Cadastramento e Avaliação Preliminar para Desapropriações, além do Inventário Florestal.

Para conferir a reportagem publicada na Gazeta do Povo no dia 18/06/11, clique aqui.