Publicação é resultado de uma série de atividades com foco na questão ambiental realizadas nos três municípios e servirá para multiplicar conhecimento

O esforço conjunto do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho” e de articuladores dos municípios de Anastácio, Miranda e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, resultou em um livro que reúne práticas socioambientais chamado “Caderno de Boas Práticas” e que foi entregue oficialmente esta semana nas Secretarias de Educação dos três municípios.

A publicação reúne diversas atividades práticas aplicadas pelos articuladores nas comunidades de acordo com as necessidades de cada local. O trabalho foi realizado entre 2011 e 2012 dentro da Gestão Ambiental da BR-262/MS contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e executada UFPR/ITTI.  Hoje, ele pode ser conferido pelos professores das cidades envolvidas.

 Entrega Anastácio01

Processo

O PEA, com o objetivo de promover a cidadania, fez um diagnóstico sobre a situação ambiental das localidades e selecionou profissionais da educação locais, chamados de articuladores, para desenvolvimento das atividades. “Essas pessoas passaram por uma formação continuada à distância subsidiada pelo projeto e com encontro para discussão coletiva dos temas abordados. Em seguida, os articuladores adaptaram o conhecimento às suas realidades e aplicaram na comunidade”, explica Danielle Tortato, gerente do PEA.

No final, todos os trabalhos foram reunidos e expostos para a comunidade. Agora, as experiências obtidas podem ser compartilhadas com mais pessoas por meio do “Caderno de Boas Práticas”, que reúne materiais selecionados entre os vários que foram executados na época. Danielle explica que a publicação é quase um manual que mostra como cada trabalho foi desenvolvido e foi aplicado na comunidade. “O livro é uma forma de disseminar essas ideias e multiplicar o conhecimento”, ressalta.

A publicação da UFPR/ITTI traz, por exemplo, a experiência de construção de uma horta suspensa utilizando garrafa PET, terra, EVA, tesoura, cola, papel e sementes, atividade realizada na Escola XV de Outubro, em Miranda. Tem também a oficina de reutilização de materiais recicláveis, em Corumbá, e a Campanha Ambiental: Reduza, Recicle e Reutilize o Lixo, em Anastácio.

Entrega Miranda01 

 

Doação dos livros

Em Anastácio, a entrega foi feita no gabinete do prefeito Douglas Melo Figueiredo e contou com a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

Já em Miranda, a doação foi formalizada na Secretaria Municipal de Educação. No município, as atividades ocorreram nas escolas municipais XV de Novembro e Pilad Rebua, essa última localizada na Aldeia Indígena Passarinho.

“Profissionalmente foi uma grande riqueza para nós que somos aqui do interior. A gente tem muita teoria, mas a prática a gente vai adquirindo e quando a gente faz a prática, não tem o registro e agora aconteceu. Assim podemos mostrar para as pessoas o que é feito no município”, comenta a professora Elite Bernadino da Silva, que na época das ações era coordenadora da Escola Municipal XV de Novembro.

A última doação ocorreu em Corumbá e foi recebida pela secretaria de Educação, Roseane Pires, e por funcionários da secretaria, que estavam ansiosos pela publicação. “É muito engrandecedor profissionalmente porque a gente consegue visualizar o que foi feito em campo e vê que a educação chega até a comunidade”, comemora Vânia Sabatel, engenheira agrônoma que foi articuladora.

Cada município recebeu 250 exemplares do livro, que serão distribuídos nas escolas que fazem parte da rede municipal de ensino.

 

DanielleeAnaCláudia01

 

BR-262 – Faço Parte deste Caminho

O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de implantação de acostamento e revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI). A parceria é realizada por meio de cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a manutenção das licenças emitidas pelo órgão ambiental. Como gestora, a UFPR/ITTI supervisiona e executa Programas Ambientais no empreendimento, entre eles o Programa de Monitoramento de Atropelamento de Fauna, realizado desde 2011.

 

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um importante instrumento para a implantação de empreendimentos rodoviários, ferroviários e hidrovias que, de alguma forma, afetem o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações. O PEA possibilita ao indivíduo e à coletividade se perceberem como sujeitos sociais capazes de compreenderem a complexidade da relação sociedade-natureza, agindo em prol da prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente.

 

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 |
 [email protected]