Uma equipe do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está em Côcos, no oeste da Bahia, supervisionando e executando programas ambientais na BR-135 BA/MG. O ITTI, em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é responsável pela Gestão Ambiental das obras de implantação e revitalização da rodovia entre os municípios de Barreiras/BA e Manga/MG.

 

Hoje a equipe realizou atividades do Subprograma de Afugentamento e Salvamento da Fauna Silvestre em conjunto com o Subprograma de Monitoramento e Controle de Supressão de Vegetação. O trabalho se concentrou entre as estacas 286 e 234, trecho próximo ao Distrito de Vau do Itaguari.

Os pesquisadores percorreram a faixa de domínio e áreas lindeiras para verificar a presença de animais silvestres nos locais das obras, assim como a existência de ninhos. “O afugentamento deve ser feito antes da atividade de supressão da vegetação para evitar que animais sejam feridos pelas máquinas. Nosso trabalho é espantar ou resgatar esses animais para um lugar seguro”, explica o biólogo Diogo Hungria.
Durante a ação de hoje a equipe encontrou uma cobra não venenosa que foi capturada e solta em área adjacente, em segurança, porém Hungria explica que o contato com os animais só ocorre quando não há outra possibilidade.

Afugentamento fauna

Além de afugentar a fauna, a Gestão Ambiental é responsável pela orientação dos trabalhadores da empreiteira envolvidos no trabalho de supressão vegetal. “Os funcionários responsáveis pela ação de derrubada de árvores recebem orientações sobre o procedimento correto a ser realizado, como: evitar desmate desnecessário, empilhar material vegetal de forma correta, utilizar EPI`s, evitar riscos durante o procedimento de corte de árvores”, informa o engenheiro florestal Leonardo Treml.

Diariamente a equipe da UFPR/ITTI ainda está supervisionando se a empreiteira responsável pelas obras na BR-135 BA/MG está cumprindo o Plano Ambiental da Construção (PAC), que traz uma série de ações que devem ser realizadas pela empresa para que o empreendimento tenha o menor impacto possível no meio ambiente e na rotina das comunidades locais, como por exemplo, a preservação dos rios próximos à rodovia.
Ainda esta semana a Gestão Ambiental irá executar o Programa de Controle, Monitoramento e Mitigação de Impactos nos Recursos Hídricos nos rios Côcos, Itaguari e Carinhana e irá fazer atividades de educação ambiental com trabalhadores da empreiteira, ação do Programa de Educação Ambiental (PEA), também executado pela UFPR/ITTI.

 

Assessoria de Comunicação Social
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]