Durante a oficina, fruto da parceria entre o projeto G-Pontes e a Pastoral da Criança, alunos da Escola Maria de Lourdes Lopes, na Vila Piloto, produziram mais de 90 brinquedos

 

Com grande animação, estudantes do segundo e do terceiro ano da Escola Municipal Maria de Lourdes Lopes, no bairro Vila Piloto, em Três Lagoas (MS), aprenderam de forma divertida como materiais que iriam naturalmente parar no lixo podem se transformar em brinquedos simples e exclusivos. A atividade integra a campanha Setembro sem Lixo – é papel de todos preservar.

 

O encontro realizado nos dois períodos de aula (manhã e tarde) é fruto de uma parceria entre a Pastoral da Criança e o G-Pontes, projeto de gestão ambiental que reúne 13 programas socioambientais que são executados em paralelo à construção da nova ponte sobre o Rio Paraná, entre Três Lagoas e Castilho (SP) e que é resultado de uma parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

 

Pelo menos 90 brinquedos foram confeccionados por voluntárias da Pastoral, sob o olhar atento das crianças, com idade variando entre sete e oito anos. Na oportunidade foram produzidos três tipos de brinquedos: bilboquê, vaievem e carrinhos.

 SSL oficina brinquedos pastoral2

“Foi uma atividade muito proveitosa, sobretudo, para as crianças menores, já que elas montaram seus próprios brinquedos e já aproveitaram para sair brincando pela sala e depois pelo pátio”, ressalta a diretora da escola, Ana Lúcia Trindade.

 

Para as voluntárias da Pastoral, que compartilharam parte de seu tempo ensinando os estudantes a montar brinquedos de objetos reciclados, a experiência foi muito gratificante. “Além de ensinar e vê-los se divertindo foi muito bom receber o carinho deles, como foi o caso de uma menina que chegou e disse que gostava muito de mim [por estar fazendo a atividade]”, comenta com um sorriso nos lábios, a voluntária Maria Francisca Teixeira Bogamil.

 

“Apesar da correria contra o tempo, pois eram muitas crianças para atender, foi algo muito prazeroso para todas nós que colocamos em prática o que aprendemos no curso de brinquedistas e levamos a Pastoral para dentro da escola”, complementa Sônia, outra voluntária da entidade.

 

Gincana
Aproveitando a realização da oficina foi anunciada a gincana Setembro sem Lixo, agendada para o próximo dia 21 (haverá uma gincana também para os estudantes da escola Youssef Kassab, em Castilho, no dia 28). Uma das provas é a coleta de materiais recicláveis, mais especificamente, garrafas pet, latinhas e papelão. Os materiais serão contados e a equipe que arrecadar mais ganha a prova e poderá se sagrar campeã. O prêmio para os vencedores será um passeio ao cinema, em Andradina, com direito a pipoca e refrigerante.

 

O prêmio só foi possível devido a uma parceria entre o G-Pontes e a recicladora Alvorada, que abraçou a causa do Setembro sem lixo, que visa a conscientização das pessoas sobre a reutilização, reaproveitamento e reciclagem de materiais.

 

Integram a lista de apoiadores das atividades do G-Pontes, as seguintes empresas e estabelecimentos comerciais: Cargill, City Lar, Emplal, Pernambucanas, Posto Parati, Posto Nikkei, Restaurante Muller, Supermercado Abevê, Supermercado Big Mart e Supermercado Thomé.

 

SSL oficina brinquedos pastoral

Coleta de óleo de cozinha usado
A partir desta segunda-feira (10), os moradores da Comunidade do Jupiá vão começar a recolher óleo de cozinha para participarem de uma atividade no final do mês. A empresa Cargill, parceira da campanha, recolherá o óleo, que será transformado em detergente líquido. Os recursos arrecadados com a venda do produto serão destinados à tradicional Festa da Primavera.

 

Durante a Festa, no próximo dia 28, os moradores terão a oportunidade de aprender mais sobre onde vai parar o óleo descartado de forma incorreta e como criar hábitos mais sustentáveis. O responsável pelo meio ambiente da Cargill, Leandro Gondim de Oliveira Pinto, vai ministrar uma oficina para a comunidade na Quadra de Esportes do Jupiá (Centro Poliesportivo).

 

PCS
A série de atividades é uma iniciativa do Programa de Comunicação Social que acontece durante a realização do empreendimento e que tem como objetivo reduzir ao máximo os impactos da obra junto à natureza e às comunidades. Acompanhe as ações e programação no endereço http://www.br262.com.br.

 

Gislene de Almeida, especial para o projeto G-Pontes
Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]