A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi representada por integrantes do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) no III Seminário “Para uma melhor utilização das hidrovias no Mercosul”, realizado em Montevidéu, no Uruguai, nos dias 04 e 05 de fevereiro.

O evento reuniu autoridades, especialistas e membros de instituições financeiras da Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela e Espanha para debater questões de infraestrutura, desenvolvimento tecnológico, produção, comércio e integração relacionadas aos canais de navegação da América do Sul.Uruguai seminário

Durante dois dias foram promovidos debates, divididos em módulos, e “mesas de trabalho” com temas específicos: Aspectos institucionais e normativos; Aspectos físicos: Condições de navegabilidade; Logística, vínculos intermodais e portos; Desenvolvimento tecnológico, capacitação e desenvolvimento empresarial, e Produção/comércio: gestão das hidrovias. A UFPR/ITTI participou de todas as mesas com representantes, entre eles professores e técnicos ligados a projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Segundo o professor da UFPR e coordenador de projetos do ITTI, Eduardo Ratton, durante o evento foi possível observar que os países estão na expectativa pelo aumento do fluxo nas hidrovias, entretanto, isso depende das decisões dos governos. “É necessário tirar as decisões do papel, chega de reuniões. Enquanto não houver essa conscientização, não haverá melhoria. Os governos precisam entender a importância das hidrovias”, ressalta.

O III Seminário teve o objetivo específico de promover ações e projetos concretos para a revitalização das vias navegáveis do Mercosul por meio da cooperação dos países que fazem parte do bloco econômico.

O evento é organizado pelo Congresso dos Governadores no âmbito do Fórum Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul, e tem o apoio da CAF-Development Bank of America Latina.

Clique aqui e confira o PDF das conclusões e recomendações do III Seminario – Taller Hacia el mejor aprovechamiento de las hidrovias em el Mercosur.

Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]