Os profissionais da UFPR/ITTI realizaram o método da Eletrorresistividade para confirmar que não há riscos à implantação da rodovia

Equipe de profissionais da UFPR/ITTI, em conjunto com os geólogos e geofísicos da UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia, realizou mais uma etapa de estudos geofísicos ao longo BR-135/BA/MG, entre os dias 18 e 22 de julho. Desta vez o método utilizado foi o da Eletrorresistividade, que consiste em analisar a resistividade dos materiais por meio da corrente elétrica, permitindo detectar a existência estruturas geológicas profundas, como cavernas.

 

eletrorresistividade pequena

“A realização deste estudo atendeu a uma recomendação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama) para melhor entendimento dos locais onde a rodovia passa pelas áreas com presença de cavernas”, afirma o biólogo da UFPR/ITTI, Durval Nascimento Neto.

Estes estudos foram concentrados no segmento da rodovia que passa sobre a Cavidade do Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, no município de São Desidério (BA), e também na proposta de desvio de traçado entre os km 320 ao km 323, no município de Santa Maria da Vitória.

Os resultados obtidos nesta campanha confirmaram os resultados dos outros métodos geofísicos já empregados (Georradar e Gravimetria) no segmento rodoviário sobre a caverna do Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério, comprovando que não há riscos estruturais relacionados à implantação da rodovia.

Estudos Ambientais – Desde 2014 a UFPR/ITTI realiza estudos ambientais visando à regularização de pendências ambientais da rodovia, que teve suas obras paralisadas em 2010.

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