Primeira Campanha

1a Oficina  

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles / Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Eliete Araújo de Sousa – Petrolina/PE

Número de participantes: 29

Convidados: professores, pais de alunos e funcionários da escola

Data:22/04/2010

A Oficina – As educadoras iniciaram a oficina com a apresentação da equipe e do projeto GPontes, juntamente com seus objetivos. Feita as apresentações foi iniciada a palestra sobre o tema “Educação Socioambiental”, sendo utilizada a apresentação em Power Point preparada pelos educadores do projeto. Durante palestra houve significativa participação dos professores, os quais traziam e compartilhavam questões relacionadas à dificuldade de se trabalhar a Educação Socioambiental devido à falta de materiais didáticos específicos. Alguns professores relataram também um pouco de suas experiências com desenvolvimento de projetos na área ambiental. Uma das professoras relatou um de seus projetos, que se chama “Apaixonados pelo Planeta Terra”, no qual ela trabalha o tema meio ambiente ao longo do ano letivo com os seus alunos. Um fato importante ocorrido nesta oficina foi a presença e a participação de alguns pais de alunos. A oficina ocorreu de forma bastante satisfatória, pois contou com a presença de pais e professores e com expressiva participação dos mesmos. Ao final todos foram convidados a realizar a avaliação da oficina.

Alguns Relatos:

“Parabéns, de forma simples transmitiram e nos fez pensar sobre a importância de fazer o simples para mudarmos a situação do nosso meio ambiente.”

“Achei muito interessante pois a questão meio ambiente merece cada vez mais a interação escola, pais e filhos. Deus abençoe essa causa. Que cada um de nós tenha a conciência de preservar o nosso meio ambiente.”

“Parabéns pela iniciativa! Assim poderemos contribuir mais com o meio ambiente e fazer com que nossos educandos tenham um olhar diferenciado com o mesmo!”

 

2a Oficina  

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr/ Chayanne Alessandra Telles

Local: Escola Estadual Dom Malan – Petrolina/PE

Número de participantes: 11 professores

Convidados: professores e funcionários da escola.

Data:23/04/2010

A Oficina – De início houve a apresentação da equipe de educadoras e comunicadora socioambiental. Foram distribuídos os folders do programa GPONTES e apresentadas as diretrizes e objetivos do programa. Em seguida, houve a apresentação de cada um dos participantes com o relato sobre a sua experiência em meio ambiente. Passou-se a apresentação do conteúdo oral com o auxílio de uma apresentação em Power point. Todos puderam conversar e tirar dúvidas. Percebeu-se grande interesse de todos nas colocações feitas. Houve grande participação dos professores apresentando suas experiências e relatos sobre como poderão trabalhar os conceitos e conteúdos apresentados. O grupo de professores foi estimulado a realizar um planejamento na escola onde ações voltadas ao meio ambiente fossem desenvolvidas por todos na escola. Algumas sugestões apareceram como fazer o jardim da escola, campanha de redução e seleção de lixo,entre outras. Ao final os professores preencheram a ficha de avaliação.

Alguns Relatos:

 “Gostei muito da reflexão para abri nossos olhos.”

“Muito bom essa oficina veio enriquecer o trabalho que faço com a família, educandos e comunidade.”

 

3a Oficina  

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles / Maria Luiza Wiederkehr

Local: Colégio Estadual Paulo VI – Juazeiro/BA

Número de participantes: 30 participantes

Convidados: professores e funcionários da escola.

Data: 24/04/2010

A Oficina – A oficina foi iniciada com a apresentação da equipe, do projeto GPontes e do Programa de Comunicação e Educação Socioambiental, bem como seus objetivos. Após este momento foi iniciada a palestra com o tema “Educação Socioambiental”, sendo utilizada a apresentação em Power Point preparada pelos educadores do projeto. Enquanto era feita a apresentação, a oficina contou com uma forte participação de alguns professores, os quais traziam para discussão suas experiências e suas opiniões sobre as ações de Educação Socioambiental. Outras duas questões bastante discutidas foram a dificuldade de se desenvolver trabalhos voltados ao meio ambiente dentro da própria escola, pela falta de união e interação entre os professores e a falta de materiais didáticos sobre o tema. Ao final, os professores solicitaram que a equipe voltasse logo para novas atividades e também pediram que o tempo de oficina fosse maior, pelo grande interesse demonstrado por todos.

Alguns Relatos:

 “A oficina foi muito feliz e ministrada de forma eficiente, clara e coerente. Um ótimo trabalho que nos faz suscitar várias questões do nosso dia-a-dia para a melhoria na qualidade de vida de toda a nossa comunidade.”

“A equipe socioambiental representa um presente para melhoria nas relações humanas, tornando a vida mais agradável de se viver.”

Veja também:

Oficina Infantil

Oficina Juvenil

{backbutton}