Primeira Campanha

1a Oficina

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Sinfrônio  Joaquim do Nascimento –Ibó-PE

Número de participantes: 34 participantes

Convidados: professora da turma

Data:04/05/2010

A Oficina – A escola onde foi desenvolvida a oficina é a única do distrito de Ibó, em Pernambuco. A oficina foi iniciada com a apresentação da equipe e do projeto GPontes. Foram distribuídas folhas em branco e solicitado que os estudantes fossem buscando o espírito artístico para transformar a “tela em branco”, numa representação artística do que para eles significava o meio ambiente. Em seguida, o grupo foi questionado sobre o que mais necessita um artista para poder criar e todos responderam : lápis de cor. Terminados os desenhos a educadora solicitou que cada um expusesse o seu desenho e explicasse o que criou. No quadro, os principais elementos representados, foram sendo relacionados, para que todos percebessem as semelhanças e os principais elementos que apareceram foram o sol, a casa, nuvens, árvore e o rio. Ao final foi trabalhado e construído, em conjunto o conceito de meio ambiente, onde todos puderam compreender que tudo o que está a volta e cada um dos participantes faz parte do meio ambiente. As cartilhas foram distribuídas e deu-se início à leitura em conjunto. Nessa hora ouve maior concentração de todos. Os estudantes ficaram, senão lendo alto, participando da atividade lendo e prestando atenção na estória e no que estava sendo desenvolvido.

 

2a Oficina

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal São José e Escola municipal Coronel João Bernardes – Ibó – Abaré – BA

Número de participantes: 118 crianças  (06 a 09 anos).                                                              

Convidados: professoras e colaboradores da escola, mães.

Data:05/05/2010

A Oficina – A divulgação da oficina foi realizada através de um convite para as famílias. Nesse convite a escola cita a UFPR e o Programa de Educação  Ambiental do Projeto Gpontes. Ao iniciar a oficina, a equipe da UFPR se apresentou e apresentou o projeto Gpontes e o desenvolvimento dos trabalhos.  Uma professora solicitou a palavra e perguntou se um aluno seu poderia ler uma poesia que havia sido feita em sala, quando a professora tomou conhecimento sobre a realização da oficina. Autorizado, o estudante Luiz Gomes da Cruz, da 4ª série, da Escola Municipal Coronel João Bernardes iniciou a leitura de seu poema:

“Rio São Francisco

Um rio que não tem fim

            O rio que corta por vários estados

            É o tesouro da Bahia

            Que o homem está destruindo

            Um rio que o homem está destruindo

            Sem perceber o mau que esta causando ao meio ambiente

Não sabendo ele que,

Sem esse rio ele não pode viver

Um rio que eu não tenho palavras

Para expressar os meus sentimentos

Para o meu, o seu, o nosso,

Tesouro do povo Inconsciente.”

                        Pedro Elias Soares da Cruz

                        Professora Maria Valdete Barbosa Santos.

Foi distribuído a cada criança, papel e a caixa de lápis de cor para que eles pudessem desenhar o que compreendiam sobre o meio ambiente. Depois de realizados os trabalhos, foi feito um levantamento de quais os principais fenômenos que as crianças haviam desenhado. Os principais elementos lembrados foram o sol, a casa, rio, árvore. Distribuídas as cartilhas, a educadora iniciou a estória sobre as lições do Zéca da Ponte. A turma participou de maneira atuante e significativa quando era feita uma pergunta ou abordagem sobre algum conteúdo que estivesse sendo lido. Como o público da oficina estava em grande número e crianças recém alfabetizadas que poderiam ter muita dificuldade em responder à ficha de avaliação, a educadora achou por bem não realizá-la.

Veja também:

Oficina Juvenil

Oficina de Professores

Oficina Comunidade

{backbutton}