Primeira Campanha

1a Oficina 

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles

Local: Escola Municipal Eliete Araújo de Sousa – Petrolina/PE

Número de participantes: 24

Convidados: alunos da turma de 4º ano (faixa etária de 8 a 10 anos) e a professora da turma

Data: 26/04/2010

 A Oficina – A oficina foi iniciada com a apresentação da equipe e do Projeto GPontes. Feita as apresentações seguiu-se com o desenvolvimento da atividade “Tela de Pintura”, onde os estudantes foram convidados a retratar o que é o meio ambiente para cada um. Para esta atividade foram entregues a cada aluno uma folha de papel sulfite e uma caixa de lápis de cor. Com o desenho pronto, os alunos foram convidados a verbalizar o que desenharam em seu meio ambiente. Os elementos mais presentes nos desenhos foram relacionados ao meio ambiente natural, como árvores, sol, nuvem e pássaros. Poucos desenharam elementos relacionados ao homem, como casa, carros e pessoas. Após as explanações foi então trabalhado o conceito de meio ambiente, dando-se início ao trabalho com as cartilhas. Cada aluno recebeu uma cartilha e a turma foi convidada a fazer uma roda no interior da sala de aula. Com a roda feita foi realizado um momento de contação de estória, onde o educador, junto com os alunos, contou a estória do Zeca da Ponte. Após a contação de estória, os alunos começaram a colorir e a resolver as atividades da cartilha. A turma mostrou muito interesse pela oficina e pode-se perceber que muitos alunos possuem uma percepção ambiental bastante desenvolvida. Sentimentos como alegria e entusiasmo dos alunos também foram percebidos nesta oficina.

 Alguns Relatos:

 “Eu gostei da oficina e eu tenho que preservar a natureza.”

“Gostei muito foi o dia melhor da minha vida. Gostei da pintura. Gostei foi muito bom divertido.”

 

2a Oficina

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr/ Chayanne Alessandra Telles /

Local: Colégio Estadual Paulo VI – Juazeiro / BA

Número de participantes: 36 participantes

Convidados:

Data:27/04/2010

A Oficina – No início da oficina a equipe de educadoras e de comunicação foi apresentada à turma. O projeto GPontes e os objetivos foram desenvolvidos com os estudantes que puderam contribuir dizendo o nome da ponte e alguma estória da construção da mesma. Os estudantes receberam folha sulfite e caixa de lápis de cor para desenvolverem uma atividade artística de representar o seu conhecimento sobre meio ambiente através de um desenho. Depois dos desenhos prontos cada um pode apresentar o que havia desenhado. Novamente os elemnentos que ais aprarecem são o sol, nuvens, árvores, rio, pássaros e poucos representam seres humanos e a si próprios nos desenhos que fazem. Em seguida foram distribuídas as cartilhas e iniciada uma leitura em conjunto. Os estudantes, quando estimulados gostam de ler em voz alta. Com a leitura é possível formar e reforçar os conceitos de meio ambiente e educação socioambiental. Terminada essa atividade os estudantes adoram fazer as atividades propostas no final da cartilha. O sabor da descoberta, a concentração e o gosto por acertar ficam evidentes no sorriso e na concentração de cada um. No final da oficina a turma foi convidada a preencher a ficha de avaliação do evento.

Alguns Relatos:

 “Como é bom fazer parte da Natureza, foi muito bom fazer parte desse projeto: EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL.”

 “Eu acho que foi bom, que a gente aprendeu a ser amiga do meio ambiente. Eu adorei.”

 

3a Oficina

Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles

Local: Colégio Estadual Paulo VI – Juazeiro/BA

Número de participantes: 42

Convidados: alunos da turma de 1º a 4º ano de ensino fundamental I.

Data: 27/04/2010

A Oficina

A oficina foi iniciada com a apresentação da equipe do projeto GPontes à turma de alunos e do objetivo da oficina a ser realizada. Após apresentado o objetivo da oficina, de se trabalhar com o tema meio ambiente, os alunos foram convidados a representar o que significa para cada um a palavra “meio ambiente”. Para isto a educadora realizou com a turma a atividade “Tela de Pintura”, onde cada aluno recebeu uma folha de papel sulfite e uma caixa de lápis de cor, para retratar através do desenho, o que é o meio ambiente para si. As crianças mostraram-se extremamente envolvidas com o trabalho, desprendendo de muita concentração. Com os trabalhos prontos, cada criança foi convidada a relatar o que faz parte do seu meio ambiente, verbalizando o que desenhou. Depois que todas apresentaram, foi trabalhado o conceito de meio ambiente, como sendo tudo aquilo que está a nossa volta. Dando continuidade ao trabalho, foram entregues aos alunos as cartilhas infantis e iniciado o momento de contação de estória, onde as crianças além de ouvir a estória do Zeca da Ponte tiveram um momento para realizar as atividades propostas pela cartilha e colori-la. Ao final as crianças foram convidadas a preencher a ficha de avaliação da atividade. Nesta oficina houve a presença de dois alunos especiais, uma aluna da turma do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), que estava cursando o 4º ano e um aluno da classe especial.

Alguns Relatos:

 “foi muito bom por que foi muito educativa.”

“Continui com este ótimo trabalho. Foi muito com conhecer mais sobre o nosso meio ambiente.”

Veja também:

Oficina Juvenil

Oficina de Professores

{backbutton}