Primeira Campanha

1a Oficina

Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr

Local: Escola Municipal Edgar Tolentino – Araguatins-TO

Número de participantes 36 participantes

Convidados: alunos de 11 a 16 anos

A Oficina: Os estudantes mostraram-se interessados nos conteúdos abordados. Leram todo o material e discutiram as questões locais. Eles apontam que o lixo é o maior problema que a comunidade enfrenta. A maioria disse conhecer a ponte e vêem benefícios na construção. Acham que a ponte vai trazer mais progresso para a região. Enfim, os trabalhos foram bem desenvolvidos com a turma.

ARA-OJ01p ARA-OJ02p ARA-OJ03p

2a Oficina

 Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal Abdulia Pereira Diniz – Posto Jarbas Passarinho – Palestina do Pará/PA

Número de participantes: 30

Convidados: Alunos de 11 à 16 anos

A Oficina: Inicialmente, após a apresentação da equipe e do projeto, procurou-se interagir com os alunos por meio de perguntas sobre o meio ambiente, sendo logo após proposta a atividade de desenho acerca da percepção do meio ambiente, devendo-se revelar a falta de qualidade dos lápis de cores entregues pelo programa.

Finalizados os desenhos, colocou-se em pauta uma analise coletiva dos mesmos, sendo construída uma definição acerca daquilo que se apresenta como sendo meio ambiente. Após a finalização da primeira atividade, foi introduzida e trabalhada a cartilha juvenil (Anexo V). Durante as atividades da cartilha, foram discutidos os principais problemas relacionados ao meio ambiente, bem como as questões relativas a construção da ponte, apontando-se seus benefícios e malefícios, resultando um grande interesse por parte dos alunos.Há que se anotar um fato interessante, ocorrido quando foi trabalhado o tema de maltrato de animais, pois foi trazido à tona o fato de que alguns alunos comercializam “curió” na balsa. À despeito de qualquer fato, a oficina foi proveitosa e os alunos demonstraram-se participativos.

 

 3a Oficina

 Nome do educador: Maria Luiza Wiederkehr

Número de participantes: 22 participantes

Convidados: Alunos de 11 a 16 anos

A Oficina: A turma foi receptiva, foi realizada a leitura de toda a cartilha e discutido assuntos sobre o meio ambiente e as questões ambientais que ocorrem na Terra.

A ponte para eles traz benefícios e a preservação e o cuidado com o meio ambiente, segundo eles, é de responsabilidade de cada um. Como a caça e o aprisionamento de animais é uma prática comum na comunidade, muitos apontaram outros colegas como sendo caçadores ou depredadores do meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido conforme esperado principalmente pela participação e contribuição da turma.

Veja também

Oficina Infantil

Oficina de Professores

Oficina Comunidades

{backbutton}