Primeira Campanha

1a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal José Braz Cavalcante

Município: Carinhanha/BA

Número de participantes: 38

Convidados: Alunos da 5ª Série

Data: 22/04/2010

A Oficina – A oficina realizada no período da tarde foi iniciada com a apresentação da equipe, onde também foram explicitados os objetivos e a composição do projeto GPONTES. Após breve introdução, foram entregues as caixas de lápis de cor e os papéis para a atividade de desenho sobre o meio ambiente. Finalizados os desenhos, os alunos foram convidados a discutir as imagens contidas nos mesmos, dando conta que tudo que nós certa faz parte do meio ambiente. Finalizada a primeira atividade com o levantamento de palavras como responsabilidade, consciência e mobilização, foram distribuídas as cartilhas para a segunda atividade.

Os alunos foram convidados a realizar a leitura da cartilha 2 em conjunto, destaque-se que a cada texto lido, era introduzida uma ligação com a realidade local. Finalizada a leitura da cartilha, foram iniciadas algumas das atividades da mesma e após foram entregues as avaliações.

 

 

2a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal José Braz Cavalcante

Município: Carinhanha/BA

Número de participantes: 49

Convidados: Alunos da 5ª Série

Data: 23/04/2010

A Oficina – A presente oficina iniciou-se com a apresentação da equipe e dos objetivos do projeto GPONTES. Em seguida, para dar início a atividade de desenho sobre o meio ambiente, foi distribuída as caixas de lápis de cor e os papéis para cada um dos alunos. Entregues os desenhos, um por um foram analisados pelo educador socioambiental apontando as diferenças com o objetivo de que os alunos percebessem que o meio ambiente é tudo aquilo que nos cerca. Finalizada a primeira atividade, foram distribuídas as cartilhas de número 2 aos alunos e iniciada a leitura das mesmas em conjunto. Apesar do numero de alunos em sala, foi possível manter uma constante interação com os mesmos, o que fez com que a oficina seguisse de maneira tranqüila e ordenada sendo construídos vários saberes ambientais. Além disso, os alunos recepcionaram de maneira aberta as dicas contidas na cartilha 2 em relação a necessidade de respeito ao meio ambiente, apresentando outras formas de como não prejudicar a natureza. Ressalte-se que os alunos demonstraram-se cientes da existência do problema ligado a produção irregular de carvão vegetal no município. Finalizada a leitura das cartilhas, os alunos foram convidados a avaliarem a oficina por meio das fichas apresentadas na figura, as quais retornaram na sua maioria com os relatos elogiando o trabalho da equipe.

 

3a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal José Braz Cavalcante

Município: Carinhanha/BA

Número de participantes: 28

Convidados: Alunos da 6ª Série

Data: 23/04/2010

A Oficina – A oficina, por ser composta de alunos com idade avançada, foi iniciada com a apresentação dos objetivos do projeto GPONTES, sendo explicado o que é o DNIT e qual é a sua função, bem como a necessidade do programa de educação socioambiental. Após a breve introdução, foram distribuídas as caixas de lápis de cor e as folhas de papel para a atividade de desenho sobre o meio ambiente. Durante a elaboração dos desenhos, o educador aproveitou para conversar um pouco com os alunos sobre os problemas locais existentes em relação ao meio ambiente e para ressaltar a importância da primeira atividade, a qual somente seria apresentada após a finalização dos desenhos. Assim, terminados os desenhos por parte dos alunos, a dinâmica da oficina com os demais alunos foi seguida, onde, as diferentes figuras representadas nos desenhos eram apresentadas em público cada vez mais ficava claro que o meio ambiente é tudo o que está a nossa volta, havendo grande participação na construção do conceito da relação disso com a nossa vida. Em seguida, foram distribuídas as cartilhas de número 2. Em um clima muito agradável iniciou-se a leitura das mesmas, a qual foi cuidadosamente acompanhada por todos os alunos, sem exceção. Em vários momentos foi possível fazer uma interação muito avançada dos problemas ambientais locais, bem como, das melhorias e dos possíveis problemas que poderiam advir com a finalização da ponte ligando o município de Carinhanha à Malhada. Finalizada a leitura das cartilhas, foram distribuídas as fichas de avaliação apresentadas na figura 1, em seguida sendo recolhidas e dando por encerrada a oficina.

 

4a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal Paulo Souto

Município: Malhada/BA

Número de participantes: 21

Convidados: Alunos da 6ª Série A

Data: 26/04/2010

A Oficina – A oficina foi iniciada com a apresentação da equipe e do projeto GPONTES, bem como dos educadores socioambientais e do comunicador social, ainda foram expostos os objetivos do programa de educação socioambiental. Em seguida, foram distribuídas as caixas de lápis de cor e os papéis para a atividade de desenho sobre o meio ambiente, havendo uma grande recepção dos alunos que imediatamente prontificaram-se em elaborar os desenhos e colori-los. Finalizados os desenhos, os alunos foram convidados a analisá-los conjuntamente. Ao fazer a analise proposta foi inserido o conceito de que todas as coisas pertencem ao meio ambiente e não somente os animais e as plantas, bem como, tudo esta relacionado ao mesmo. Após, foram distribuídas as cartilhas de numero 2, iniciando a atividade de leitura em conjunto das mesmas. Terminada a leitura, foi reforçada a mensagem de que a oficina tratava-se de uma ação de educação socioambiental e em seguida foram distribuídas as fichas de avaliação da figura 1, as quais depois de devidamente preenchidas foram recolhidas finalizando-se assim a oficina.

 

5a Oficina

Nome do educador: Evildia Aparecida Bassi

Local: Escola Municipal Paulo Souto

Município: Malhada/BA

Número de participantes: 29

Convidados: Alunos da 6ª Série B

Data: 26/04/2010

A Oficina – Iniciou-se com a apresentação da Equipe do Projeto GPontes, logo depois foram entregues aos alunos os materiais (folha de sulfite e caixa de lápis de cor) necessários para a realização da atividade “Tela de Pintura”, onde o aluno deveria desenhar o meio ambiente. Ao término, o educador apresentou os resultados provocando um momento de alegria, todos queriam ver teus trabalhos expostos. Durante esta apresentação ressaltaram-se os conceitos de meio ambiente. Os alunos participaram com muito entusiasmo, do momento da leitura bem como das atividades previstas no que tange a cartilha 2. A contribuição foi muito importante e rica de histórias e exemplos, sempre enaltecendo a ponte, as questões ambientais, principalmente a participação de cada um. Após o término da leitura da cartilha, foram entregues as avaliações, onde os mesmos relataram através das suas opiniões.

 

6a Oficina

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal Paulo Souto

Município: Malhada

Número de participantes: 30

Convidados: Alunos da 5ª Série

Data: 27/04/2010

A Oficina – Inicialmente foi apresentada a equipe GPONTES de educação socioambiental e comunicação social, bem como os objetivos do programa. Após foram distribuídas as caixas de lápis de cor e os papéis para a atividade de desenho sobre o meio ambiente. Terminados os desenhos, os mesmos foram expostos um a um, havendo uma descontração por conta da analise das suas próprias produções, além de facilitar a compreensão de que tudo faz parte do meio ambiente e que tudo está relacionado ao mesmo. Em seguida, foram distribuídas as cartilhas de numero 2 e ao iniciar a leitura em conjunto o educador socioambiental surpreendeu-se com a disposição dos alunos ao solicitar voluntários para ler em voz alta. Finalizada a leitura da cartilha, foram distribuídas as fichas de avaliação da figura 1, as quais foram recolhidas e encerrou-se a oficina.

 

7a Oficina 

Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal Paulo Souto

Município: Malhada/BA

Número de participantes: 35

Convidados: Alunos da 6ª Série – Vespertina

Data: 27/04/2010

A Oficina – Para iniciar a oficina, o educador ambiental apresentou a equipe de Educação Socioambiental e Comunicação Social do projeto GPONTES. Na seqüência foram distribuídas as caixas de lápis de cor e os papéis para a atividade de desenho sobre o meio ambiente. Durante a elaboração dos desenhos, foi pedido para que os jovens citassem três palavras chaves sobre o meio ambiente, as quais foram o rio, desmatamento e ar. Finalizados os desenhos, os mesmos foram analisados em conjunto com os alunos para visualização e compreensão de que todas as coisas fazem parte do meio ambiente, não somente animais e plantas, bem como o fato de que tudo está relacionado ao mesmo. Terminada a primeira atividade, foram distribuídas as cartilhas aos alunos, sendo feita a leitura em conjunto. Quando os conceitos apresentados no material distribuídos estavam relacionados às palavras chaves anteriormente citadas, o educador aproveitava o ensejo para demonstrar explicar fatores de degradação dos rios, como o assoreamento, bem como das matas, com as queimadas e a poluição do ar, o que reforçada a relação dos quatro elementos presentes nas cartilhas. Finalizada a leitura e aplicação dos conceitos de educação socioambiental, foram distribuídas as fichas de avaliação representadas na figura 1, sendo preenchidas pelos alunos e devolvidas, desta forma encerrando-se a presente oficina.

Veja também:

{backbutton}