No dia 25 de agosto de 2021 ocorreu a Oficina 2 sobre a Definição de Diretrizes e Propostas para o Plano de Mobilidade de Guaratuba – PR.

Estiveram presentes os representantes da prefeitura: Roberto Justus (Prefeito de Guaratuba), Claudio Luiz Dal Col (Secretário do Urbanismo),  Carlos Danilo Machado de Souza (Diretor Geral do Urbanismo), Gilcimeri Albuquerque dos Santos (Câmara dos Vereadores),  Felipe Hunning (vereador), Maria Carolina C. Huergo (Arquiteta e Urbanista do Departamento de Projetos Técnicos) e Valterli Alves(Secretaria de Urbanismo); representantes da equipe da FUPEF/ITTI,  Prof. Roberto Gregório Junior (Coordenador geral),  Amanda Christine Gallucci (Coordenação executiva) e Hermes Eduardo Nichele (Arquiteto e Urbanista).

A Oficina teve como objetivo consolidar as Propostas e Ações pré-estabelecidas no relatório P6: Relatório de Propostas de Diretrizes e Ações, as quais foram alvo de discussão realizada na Oficina 1, onde surgiu, por parte da Prefeitura Municipal, sugestões de alterações e complementações para o Plano de Mobilidade de Guaratuba – PR.

A oficina também ocorreu em 3 (três) etapas: a primeira consistiu na apresentação das alterações e sugestões, destacando a apresentação das duas propostas de Reestruturação viária: Proposta 1 – integração dos binários com a Rua José Nicolau Abagge subindo (sentido bairro-centro) e Proposta 2 – integração dos binários com a Rua José Nicolau Abagge descendo (sentido bairro-centro), contando com os resultados das simulações de tráfego no software Aimsun;   a segunda consistiu em novos debates e sugestões sobre a Reestruturação Viária e; a terceira contou com discussões dobre o novo Decreto de caçadas e a nova Lei do Sistema Viário.

Foram utilizados mapas físicos para discussão de proposições envolvendo as diversas temáticas, como por exemplo, itinerários do transporte público, reestruturação viária, infraestruturas cicloviárias e etc, bem como minutas impressas das legislações.