Primeira Campanha

1a Oficina

 Nome do educador: Angelo Mattos Nadal

Local: Escola Municipal Professor Edgar Tolentino – Araguatins/TO

Número de participantes: 14

Convidados: Professores e funcionários

A oficina: Inicialmente foi apresentada a equipe e o projeto. Logo após, cada professor e funcionário apresentou-se e colocou a sua questão sobre o meio ambiente, tendo como resultado a ciência da equipe sobre os problemas locais, o que orientou a continuidade dos trabalhos. Também no começo da Oficina, foi proposto aos presentes a construção de um conceito de Educação Ambiental por meio de palavras chaves, resultando os termos: hábitos saudáveis, envolvimento, educação para vida e conscientização de maneira geral. Após este primeiro momento, a equipe passou para a apresentação dos slides produzidos para a oficina dos professores.

ARA-OP01p

2a Oficina

 Nome do educador: Chayanne Alessandra Telles

Local: Escola Municipal Abdulia Pereira Diniz – Posto Jarbas Passarinho – Palestina do Pará/PA

Número de participantes: 11

Convidados: Professores da própria escola e professores da Escola Municipal Princesa Isabel

A Oficina: A oficina foi iniciada com a apresentação da equipe, do projeto GPontes e dos objetivos da oficina. Após, os participantes foram convidados a se apresentar, falando o seu nome e em que área atuam. Feita as apresentações dos participantes, foi iniciada a apresentação dos slides, a qual tem como tema “Educação Socioambiental: entendendo conceitos e práticas”. Durante a apresentação, os participantes foram questionados sobre o tema. Ao término da apresentação dos slides, foi aberto um período para troca de experiências. Neste momento os participantes falaram sobre quais ações de Educação Socioambiental eles desenvolviam e sobre quais eram as suas maiores dificuldades para a realização das mesmas. O problema maior, segundo eles, é a falta de material didático e falta do apoio do governo. Outra questão colocada foi a rivalidade e a desunião entre as escolas; pois existe uma certa disputa entre as escola do Posto Jarbas Passarinho e de Araguatins. Um ponto levantando em relação à construção da ponte foi a preocupação dos professores e da diretora com a evasão dos alunos, pois muitas famílias irão se retirar da comunidade, e eles temem o fechamento da escola por falta de alunos. Ao final, os participantes foram convidados a preencher a ficha de avaliação, tendo como resultado 73% do conceito muito bom.

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