Encontro em distrito de Corumbá estimula que estudantes transformem lixo reciclável em artesanato  

Na manhã da última terça-feira (24), 15 estudantes do distrito de Albuquerque, nas proximidades de Corumbá (MS), participaram de uma oficina sobre reutilização de materiais recicláveis. Os participantes são jovens do distrito de Albuquerque e do Assentamento São Gabriel que participam do ProJovem, um programa do governo federal que visa reinserir na escola e no mundo do trabalho jovens entre 18 e 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental.

 reciclagem materiais

O encontro, que aconteceu no Centro Catequético Bento VI, foi ministrado pela turismóloga e educadora ambiental da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário da Prefeitura de Corumbá, Lenir Alencar Peinado, e pela artesã e representante comunitária Neusa Ortega Vargas. Durante a oficina, os estudantes montaram diversos produtos artesanais, como puffs com garrafas pet e árvores de Natal com revistas antigas. “Essa oficina levou esses jovens a aprender que eles podem reutilizar materiais que para algumas pessoas seria lixo. Ao reutilizá-los, procuramos mostrar novas alternativas para o descarte desse material”, explica a turismóloga e educadora ambiental.

 

Para o estudante Leandro Aparecido Pinto de Oliveira, de 17 anos, que já havia participado da oficina sobre compostagem no último dia 20 de março (SAIBA MAIS AQUI), encontros assim propiciam, além de um complemento de renda, que os jovens aprendam a reutilizar os materiais recicláveis. “O projeto está nos ajudando a gerar renda e também nos ensina sobre o reaproveitamento do lixo. Nos ajuda a melhorar a nossa vida agora e também proporciona bem-estar e descontração durante as oficinas“, relata.

 

Já para a agrônoma e articuladora local de Educação Ambiental do Programa de Educação Ambiental (PEA) que acontece durante as obras de recuperação da pista e implantação de acostamentos na BR 262 (no trecho entre Anastácio e Corumbá), Vania de Oliveira, a oficina é uma atividade que contribui para o desenvolvimento sustentável da região, já que envolve a preservação ambiental, a geração de renda e principalmente, a inserção social dos jovens do distrito rural: “O envolvimento dos jovens de Albuquerque no trabalho não é por acaso, já que essa região sofre com sérios problemas sociais, entre eles a exploração sexual de crianças e adolescentes. Dessa forma, esse encontro é uma forma de auxiliar na melhoria da qualidade de vida e na educação ambiental desses jovens”.

 

Outro ponto interessante foi levantado pela participante do ProJovem Deubra Pereira Rojas, de 16 anos. Como Albuquerque é uma região mais afastada, sofre com a falta de coleta seletiva: “Achei um tema importante porque aqui não temos coleta frequentemente. Aqui, aprendi outras possibilidades para utilizar o lixo, o que ajuda a diminuir a produção de lixo não aproveitável aqui em Albuquerque”.

 

A presidente da associação de Albuquerque a ASMETA e gerente administrativa do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Maria do Carmo Victório da Silva, também destaca o problema da coleta seletiva na região. Por conta disso, ela alerta para a relevância de um projeto que se atente para a correta destinação dos materiais recicláveis e orgânicos. “Não temos um dia certo para receber o pessoal da limpeza. Com isso o lixo vai se acumulando nas ruas e na estrada”, conta.

 

A oficina foi mais uma das ações desenvolvidas pelo PEA, programa coordenado pelo Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A Universidade é parceira do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), órgão responsável pela pavimentação e recuperação da pista e implantação de acostamentos na BR 262.

 

Hendryo André e Mariana Ferreira Cardoso | Assessoria de Comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226 6658 | [email protected]