Pesquisadores do ITTI das áreas de engenharia civil, engenharia cartográfica, biologia e geologia participaram de um treinamento no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, oferecido pela empresa Topocart, que é referência nacional em geoprocessamento, aerofotogrametria e laser. O objetivo do treinamento foi apresentar a ferramenta desenvolvida pela empresa, que será utilizada para integrar o banco de dados dos projetos do ITTI, além de garantir o feedback dos pesquisadores a partir do conhecimento e da aplicabilidade.

“O nosso objetivo é manter o sistema vivo e esta interação com uma equipe multidisciplinar, que utilizará o sistema diariamente, é fundamental para aprimoramos o nosso produto”, explica o analista de sistemas e membro da equipe de desenvolvedores de softwares da Topocart, Adão Paulino da Silva.

A plataforma possibilitará análises espaciais fáceis, porém, bem elaboradas e consistentes, podendo ser customizável por cada usuário, facilitando a interpretação de dados coletados em campo, de fontes secundárias ou ainda o conjunto destes. “A agilidade no acesso as informações georreferenciadas é o ponto chave da plataforma, informações estas serão acessadas ou inseridas no banco de dados no escritório ou em campo, assim facilitando a tomada de decisões em diversas frentes de trabalho que estejam diretas ou indiretamente relacionadas a sua localização geográfica, o que vem a otimizar os estudos realizados pelo ITTI”, afirma o engenheiro cartógrafo do ITTI, Dyeison Mlenek.

A engenheira civil e mestranda na área de Geotecnia, Amanda Galluci, destaca que entender todas as funcionalidades da ferramenta é fundamental, pois o sistema permitirá a consulta de dados levantados bem específicos de cada projeto, por exemplo, dados do meio físico de onde o projeto está inserido, como dados geológicos e climatológicos. A ferramenta também servirá para alimentação e apresentação de bancos de dados específicos, permitindo aos pesquisadores acompanhar a evolução de um projeto ou da pesquisa específica, obtendo análises espaciais.

Parceria – A empresa Topocart é parceira do ITTI no desenvolvimento de um sistema de informações geográficas (websig) utilizado para complementar o Sistema de Gestão de Passivos Rodoviários (SIGPRO), que está em desenvolvimento pelo ITTI. O SIGPRO possibilitará aos pesquisadores e gestores gerenciar o banco de dados completo com informações como eixo da rodovia, ocupações irregulares na faixa de domínio, quilometragem, acessos irregulares, passivos ambientais, entre outros.  Além disso, a Topocart fornecerá imagens de levantamento aerofotogramétrico de alta tecnologia, que possibilitam a visualização tridimensional.