Cerca de 60 professores da rede municipal de ensino de Aquidauana, em Mato Grosso do Sul, se reuniram na noite de quinta-feira (3) com a professora Christiane Gioppo, para dar início ao trabalho que será feito em parceria entre o Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto “BR-262 – Faço parte deste Caminho”, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (UFPR/ITTI), e a Secretaria Municipal de Educação em 2014.

 

alt

 Assim como ocorreu em Anastácio, município vizinho de Aquidauana, o PEA vai realizar uma oficina de fotografia com foco na questão ambiental. Nesta primeira reunião, Christiane explicou ao grupo que o objetivo não é ensinar a tirar fotografia, mas desenvolver o olhar crítico das pessoas. “A foto será usada para ampliar e complementar o que já está sendo desenvolvido na escola. Em Geografia, por exemplo, o professor pode usar uma imagem para ampliar a discussão sobre paisagem com os alunos”, comenta.

A professora Christiane exibiu imagens de fotógrafos e de fotojornalistas famosos como Sebastião Salgado e Victor Jorgensen para que os participantes discutissem o significado das imagens. O debate abordou a crítica e a repercussão que algumas imagens podem provocar na sociedade. “Queremos mostrar que a fotografia tem uma linguagem que precisa ser compreendida e analisada em sala de aula”, diz a professora do PEA.
As aulas serão divididas em teóricas, em que serão abordadas noções básicas de técnicas fotográficas, e práticas para que os professores possam produzir ensaios fotográficos. O trabalho será replicado pelos participantes nas escolas e os alunos também irão produzir imagens que serão mostradas no curso.

Para a professora Cíntia Gonzales, que trabalha em três escolas em Aquidauana, o curso pode ser um ótimo instrumento para atrair a atenção dos alunos. “Na correria do dia a dia os professores acabam não usando técnicas diferentes na sala de aula, mas a fotografia está presente na vida de todo mundo e ela pode ser excelente forma aproximar os alunos das disciplinas”, diz.

A próxima etapa da oficina será realizada no mês de maio.

Assessoria de comunicação
ITTI – Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura
(41) 3226-6658 | [email protected]