A estagiária de biologia do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, Geisy Kelen Plodowski, defendeu nesta quinta-feira (05) a sua monografia, intitulada “Construção de estradas e a metacomunidade de macroinvertebrados bentônicos de rios”, para obtenção do título de bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em sua monografia, Geisy Plodowski analisou a ocorrência de impactos da construção de uma rodovia nos recursos hídricos e na fauna aquática por meio dos macroinvertebrados bentônicos, que são bioindicadores da qualidade da água. A pesquisa foi desenvolvida a partir das análises realizadas nos rios Cocos, Itaguari e Carinhanha, na Bahia, pelo Subprograma de Monitoramento da Ictiofauna e Macroinvertebrados Bentônicos da Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG, executada pelo ITTI/UFPR em cooperação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) desde 2016.

Geisy Plodowski foi orientada pelo prof. Dr. André Andrian Padial, do Laboratório de Análise e Síntese em Biodiversidade da UFPR, e coorientada pela Dra. Sandra Martins Ramos, pós-doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos e também bióloga do ITTI.