O coordenador setorial do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), Durval Nascimento Neto, foi aprovado em sua defesa de tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O pesquisador é graduado em Ciências Biológicas e Licenciatura em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mestre em Agronomia e Ciências do Solo pela UFPR.

O estudo inédito foi realizado em trecho não pavimentado da rodovia BR-135/BA, no município de São Desiderio/BA, em uma região considerada de alto potencial espeleológico. Em sua tese, Durval Nascimento Neto partiu da hipótese de que é possível determinar a área de segurança estrutural relacionada aos possíveis impactos ocasionados pela implantação e operação de uma rodovia, em uma área composta por sistema cárstico carbonático, por meio de um método objetivo de avaliação.

“Antes da construção de estradas em regiões com potencial de ocorrência de cavidades naturais subterrâneas, é necessário um planejamento composto por fases de prospecção, identificação e caracterização do grau de relevância de cada cavidade encontrada. Posteriormente, avalia-se os possíveis riscos de impactos ao patrimônio espeleológico e sua respectiva área de influência durante a instalação e operação do empreendimento. No meio técnico, ainda se discute a adoção de um método objetivo para determinar o limite que assegure a segurança estrutural das cavidades próximas a rodovias”, explica o pesquisador.

Para testar sua hipótese, Durval Nascimento Neto utilizou métodos geofísicos de prospecção combinados a análises geotécnicas, a fim de avaliar os riscos à segurança estrutural da cavidade. Também foram considerados processos de acompanhamento dos efeitos da construção e operação da rodovia e o estabelecimento de rotinas de monitoramento de parâmetros de controle, fundamentais para verificar a efetividade das estratégias de proteção adotadas.

A partir dos resultados obtidos, espera-se que a pesquisa auxilie na tomada de decisões dos órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental de obras rodoviárias e similares, a fim de garantir a correta ocupação do solo, a proteção do patrimônio espeleológico e a elaboração do planejamento do empreendimento, bem como sua operação. O pesquisador foi orientado pelo prof. Dr. Luiz Alberto Fernandes e co-orientado pelo prof. Dr. Francisco José Fonseca Ferreira, e a banca de defesa de tese foi realizada virtualmente devido à pandemia do novo coronavírus.

Gestão Ambiental – A tese, intitulada “Avaliação do Risco de Segurança Estrutural de Patrimônio Espeleológico em Sistemas Cársticos Carbonáticos devido à Construção de Estradas”, foi desenvolvida durante a Gestão Ambiental da BR-135/BA/MG, realizada por pesquisadores e profissionais do ITTI desde 2015, por meio de um Termo de Cooperação entre a UFPR e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).