A bióloga do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da Universidade Federal do Paraná, Dra. Sandra Martins Ramos, participou nesta terça-feira (24/09) da Audiência Pública para o Fortalecimento das Unidades de Conservação no Paraná, realizada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba.

As Unidades de Conservação são áreas instituídas pelo Poder Público para a conservação da biodiversidade. De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o estado do Paraná tem 68 Unidades de Conservação de domínio estadual.

Em sua apresentação, a pesquisadora destacou a necessidade da elaboração do plano de manejo para as Unidades de Conservação, pois é ele que estabelece as diretrizes que garantirão a gestão eficiente da UC. “O plano de manejo não é estático, deve ser monitorado e revisado sempre que necessário. É um documento democrático, que deve ser construído pelos diversos atores da sociedade civil organizada”, explica Sandra.

A pesquisadora ressaltou a importância da implementação de programas ambientais sugeridos nos planos de manejo, como de monitoramento da fauna e flora, educação ambiental e o monitoramento da água e do ar.

Recentemente, o ITTI concluiu o diagnóstico documental e de infraestrutura das unidades de conservação do município de Araucária/PR e agora está desenvolvendo estudos e ações para a instrumentalização das UCs inseridas neste município. Este é o primeiro passo para estas unidades possam cumprir com suas funções sociais e ambientais.

Participaram da Audiência Pública: deputados estaduais, assessores parlamentares e representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, do Instituto Ambiental do Paraná, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) – Região Sul, de organizações da sociedade civil e de universidades públicas e privadas.