Na sexta-feira, 20 de julho, o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura realizou o II Seminário Interno ITTI com o intuito de apresentar os resultados dos projetos em andamento e os escopos dos novos projetos.

O superintendente do ITTI, professor dr. Eduardo Ratton, explicou que o seminário visa incentivar a troca de conhecimento entre os profissionais das mais diversas áreas que atuam no Instituto. “Atualmente trabalham nos projetos do ITTI, entre professores, profissionais e estudantes, mais de 50 pessoas e todos têm suas contribuições, seja indicando novas metodologias ou mostrando suas linhas de pesquisa”, afirmou.  Somente em 2018, os pesquisadores do ITTI inscreveram e publicaram 21 trabalhos em 11 eventos, como simpósios, congressos e revistas acadêmicas.

Na abertura do seminário o diretor do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná,, órgão ao qual o Instituto está vinculado, Horácio Tertuliano Filho destacou que o ITTI tem uma esquipe formada por profissionais capacitados e dedicados, que trazem reconhecimento para a Universidade.

Em andamento

O projeto de Regularização e Gestão Ambiental da BR-135 BA/ MG, que está em execução desde 2014, foi o primeiro a ser apresentado. O biólogo e coordenador setorial, Durval Nascimento Neto, fez um panorama geral do projeto e apresentou os resultados dos estudos de geologia e arqueologia que o ITTI realiza na região onde está ocorrendo a implantação da rodovia.

Ele enfatizou que a expertise em diversas áreas, principalmente na área de Gestão Ambiental de grandes obras de infraestrutura, e a quantidade notória de profissionais especializados foram os principais critérios para que o ITTI fosse convidado para firmar o termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Executamos estudos que nenhuma empresa privada no Brasil faria, além da pesquisa acadêmica, devidamente documentada e apresentada em congressos nacionais e internacionais”, afirmou Nascimento.

A Gestão Ambiental dos trechos em obras da BR- 135 BA/ MG foi apresentada pelo engenheiro ambiental João Vinicius Sachet, que destacou a presença constante de 15 profissionais em campo neste projeto. “Além da supervisão e do gerenciamento das obras do ponto de vista ambiental, o ITTI executa programas ambientais como os de proteção à flora e à fauna silvestre, o de educação ambiental e o de comunicação social”, explica Sachet.

Outro projeto em andamento é o desenvolvimento de um Sistema para cadastro e identificação de passivos ambientais, coordenado pelo engenheiro ambiental Henrique Guarneri. “Reunimos no mesmo sistema informações que podem ser utilizadas por gestores, órgão públicos, empreiteiras, entre outros. Em um único clique é possível visualizar a localização do passivo, fotos mostrando a gravidade e um custo estimado para a recuperação deste passivo ambiental”, explica.

Novos projetos

A engenheira civil Flavia Aline Waydzik apresentou uma proposta de projeto em parceria com a Secretaria Nacional de Portos (SNP) para a realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de área de arrendamentos em portos organizados. “Fomos procurados pela SNP para contribuir neste grande projeto. Há uma demanda reprimida de EVTEAs e o ITTI foi reconhecido como órgão especializado e imparcial para auxiliar o governo nesta demanda”, afirma a engenheira.

Outro projeto que vem sendo desenvolvido, em parceria com a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná, é o Estudo de Impacto Ambiental (EIA/ Rima) do Terminal Portuário Paratudal. A engenheira ambiental Renata Correia explicou que este projeto é multidisciplinar e tem como objetivo indicar as medidas mitigadoras para a implantação de um Terminal Portuário na Hidrovia do Rio Paraguai.

Recentemente o ITTI concluiu o Estudo da prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga entre os países signatários da Hidrovia Paraguai – Paraná, realizado em cooperação com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Hidrovia do Rio Paraguai, em cooperação com Dnit.