O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), entregaram a versão final do Plano de Mobilidade Urbana do Município de Arapoti/PR, elaborado pelo prof. Dr. Eduardo Ratton, coordenador de projetos do ITTI, e pelos engenheiros civis Amanda Gallucci e Pedro Pompilio. Também participaram da entrega oficial o engenheiro civil e advogado Lucas Dildey e o engenheiro cartógrafo Dyeison Mlenek, membros da equipe técnica do Instituto.

Em dezembro de 2019, a Prefeitura Municipal de Arapoti, no Paraná, firmou um contrato com o ITTI, a partir da FUPEF, para elaboração de seu Plano de Mobilidade Urbana (PMU). A partir de então, a equipe responsável pelo projeto iniciou o levantamento de dados secundários para a caracterização do município. Já em janeiro de 2020 foi realizado o imageamento aéreo, com o uso de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para a análise da mobilidade.

Ao longo dos meses seguintes foram realizados o levantamento em campo de elementos do sistema viário e modos de transporte, pesquisas de opinião com os usuários do sistema de transporte público e ciclistas, e contagens de tráfego – estas foram realizadas principalmente nos locais onde ocorrem mais acidentes, a partir de dados obtidos por meio da parceria entre o ITTI e a startup UBI Inteligência no Trânsito.

Com este diagnóstico detalhado foi possível realizar o prognóstico da mobilidade urbana de Arapoti, considerando as diretrizes da Política Nacional da Mobilidade Urbana (PNMU), preconizada pela Lei nº 12.587/12, a Lei da Mobilidade Urbana. Desta forma, de acordo com as características do município, as necessidades dos cidadãos arapotienses e os preceitos de uma mobilidade sustentável, foram propostas ações, posteriormente incorporadas em um plano estratégico, à Prefeitura Municipal de Arapoti.

O plano estratégico, que também compreende metas, prazos e diretrizes de execução e financiamento, por fim consolidou-se como o Plano de Mobilidade Urbana de Arapoti, elaborado pela equipe do ITTI em um processo contínuo e interativo, que considerou tanto a análise técnica quanto a opinião da comunidade, por meio de reuniões com a população e audiências públicas.

Durante a sua execução foram entregues relatórios preliminares, em constante adequação de acordo com o andamento do projeto. Em sua etapa final, foram propostas 41 ações que deverão ser realizadas ao longo de 10 anos. Todo o material elaborado foi condensado em 3 volumes, entregues oficialmente à Prefeitura de Arapoti, aos cuidados da Prefeita Nerilda Aparecida Penna.

Além do PMU, também foram entregues materiais adicionais, como os Manuais do Ciclista e do Pedestre, o Manual WEBSIG e o Atlas de Arapoti. Todos serão disponibilizados ao público nos sites do ITTI e da Prefeitura Municipal de Arapoti.

Você pode conferir o Plano de Mobilidade na íntegra acessando os links:

Volume I;

Volume II,

Volume III.