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Ponte sobre o Rio Paraná – BR 262/MS/SP

A Ponte sobre o Rio Paraná é um empreendimento localizado na divisa dos estados de Mato Grosso do Sul (município de Três Lagoas) e São Paulo (município de Castilho) com 1.344,00 m de extensão. 

Ponte Final

Crédito: Dnit

O empreendimento está situado à jusante da barragem da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) e foi construída paralelamente à montante da ponte ferroviária Francisco de Sá. 

As obras de construção da Ponte tiveram início em 2011 e foram concluídas em dezembro de 2014, restando apenas as atividades de acabamento. Durante todo o período, o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) foi responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, que englobou, além da Gestão Ambiental, a execução de vários programas, tais como:

 

Programa de Proteção de Corpos Hídricos
Programa de Controle de Ruídos
Programa de Proteção de Fauna e Flora
Programa de Plantio Compensatório (previsto)
Programa de Educação Ambiental
Programa de Comunicação Social

 

Histórico
Na década de 60 a travessia de veículos, carga ou pessoas por sobre o Rio Paraná, era efetuada por meio de balsa ou pela ponte ferroviária Francisco de Sá. Após a construção da Usina de Jupiá todo o tráfego passou a ser efetuado por sobre a barragem da usina.

Porém, com o desenvolvimento urbano e a expansão dos setores agrícola e industrial da região, houve um aumento expressivo no tráfego de veículos pesados sobre a barragem de Jupiá. Para promover melhorias na trafegabilidade do trecho e nas condições de vida da população e dos usuários, foi proposta a construção da ponte a jusante da barragem e a montante da ponte ferroviária Francisco de Sá.

O novo trecho da rodovia tem início na interseção rotatória já existente na BR-262/MS, distante aproximadamente 14 km do centro da cidade de Três Lagoas, e final na interseção rotatória existente na SP-300, distante aproximadamente 23 km da cidade de Castilho/SP.

 

Programa de Educação Ambiental
O Programa de Educação Ambiental (PEA) é um importante instrumento na implantação de empreendimentos rodoviários, ferroviários e hidroviários que, de alguma forma, afetem o meio ambiente e, por consequência, a qualidade de vida das populações. O PEA possibilita que o indivíduo e a coletividade atuem como sujeitos sociais capazes de compreenderem a complexidade da relação sociedade-natureza, agindo em prol da prevenção de riscos e danos socioambientais causados por intervenções no ambiente.

Em Três Lagoas e Castilho, o PEA desenvolveu várias atividades com a comunidade como o curso de capacitação “Fotografando a Natureza” com os professores da rede municipal de ensino de Três Lagoas, palestras de orientação com os trabalhadores da empreiteira responsável pela obra e atividades com os pescadores da colônia Z-03. Em parceria com o Programa de Comunicação Social, o PEA também foi responsável por campanhas de sensibilização com os usuários da BR-262/MS.

Trabalhadores ponte

  Pescadores ponte

 

   

 

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