Terminou na última quinta-feira (6) o 7º Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior – Sobena Hidroviário 20011, realizado em Porto Alegre (RS). O objetivo do evento foi discutir o desenvolvimento sustentável do transporte hidroviário no Brasil, já que a geografia do país é privilegiada por possuir diversas bacias hidrográficas navegáveis.

Os professores da UFPR Eduardo Ratton, Carlos Aurélio Nadal e Maurício Gobbi, além do coordenador da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Paulo Roberto Coelho de Godoy, e do engenheiro civil Philipe Ratton, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR, apresentaram no seminário o trabalho intitulado “Modelagem Hidromorfológica do trecho Passo do Jacaré da Hidrovia Paraguai-Paraná”.

 
Segundo Philipe, o Passo do Jacaré, trecho do Rio Paraguai localizado no município de Corumbá (MS), encontra-se com problemas de assoreamento. No local há uma ponte ferroviária (Ponte Eurico Gaspar Dutra) que limita a navegação devido à sua geometria, e que, desde sua inauguração, em 1947, vem modificando a morfologia do rio em uma escala local (alguns quilômetros). Observa-se um progressivo assoreamento a montante da ponte, dificultando a navegação no local.
 
Neste contexto, um projeto de dragagem de um canal foi elaborado visando garantir segurança ao tráfego dos comboios que realizam o transporte internacional por essa hidrovia, além de reduzir os impactos ambientais gerados por uma operação inadequada. Também foi feita a implementação de um modelo computacional que simulou a hidrodinâmica e a evolução morfológica no trecho ao longo de cinco anos, para as alternativas de dragagem do canal e de não realização do empreendimento.

Os autores também tiveram outro trabalho aceito no seminário, intitulado “Determinação da Altitude de Réguas Linimétricas e seus Usos em Projetos de Engenharia – Estudo de Caso do Passo do Jacaré – Rio Paraguai”, que contou ainda com a participação da acadêmica de engenharia cartográfica da UFPR Roberta Dal Bosco Carletto.

 
O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (SOBENA), foi sediado pela primeira vez na Região Sul. O seminário acontece a cada dois anos e já passou por cidades como Rio de Janeiro (RJ), Corumbá (MS) e Brasília (DF).

 

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Assoreamento de trecho do Rio Paraguai, em Corumbá (MS), foi tema do estudo apresentado por autores do ITTI